Para diagnosticar uma infecção urinária.
Cultura de urina
Quando há sintomas de infecção urinária, como micção frequente e dolorosa.
Amostra do jato médio de urina. Algumas vezes a urina é colhida por meio de uma sonda.
Em geral, nenhuma, mas podem ser recomendados não urinar durante uma hora ou beber um copo de água 15 a 20 minutos antes da colheita.
-
Como o exame é usado?
Esse exame é usado para diagnosticar uma infecção urinária.
-
Quando o exame é pedido?
A cultura de urina é pedida quando os sintomas indicam a possibilidade de uma infecção urinária, como micção frequente e dolorosa. Em mulheres grávidas, a cultura de urina pode ser usada como triagem para pesquisa de bactérias que podem afetar a saúde do feto.
Uma urinálise pode ser pedida ao mesmo tempo ou antes da cultura de urina.
-
O que significa o resultado do exame?
Os resultados da cultura de urina são interpretados em conjunto com os dados clínicos e com os resultados da urinálise. Também deve ser levada em conta a possibilidade de contaminação da amostra de urina com bactérias da flora normal da pele.
De um modo geral, uma cultura de urina é considerada positiva quando é identificada a presença de uma única espécie de bactéria em grande quantidade. Em amostras colhidas adequadamente, a presença de mais de 100.000 colônias por mililitro significa infecção. Em alguns casos, especialmente quando a colheita é feita por sonda ou quando há sintomas evidentes, culturas com contagens menores podem ser consideradas positivas. Sempre que é encontrada uma bactéria, são feitos testes bioquímicos para sua identificação detalhada, além de testes de sensibilidade aos antibióticos, para orientar o tratamento adequado.
Culturas em que é relatada falta de crescimento em 24 ou 48 horas indicam que não há infecção bacteriana.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Infecções urinárias são mais comuns em mulheres que em homens. Mesmo meninas pequenas podem ter infecções frequentes. Podem ser pedidos outros exames em homens ou mulheres para detectar obstrução do fluxo urinário ou anormalidades estruturais das vias urinárias, o que facilita o surgimento de infecções.
Em pessoas que tem infecções urinárias de repetição, a cultura e o teste de sensibilidade aos antibióticos (TSA) devem ser repetidos em cada episódio porque, com o tempo, as bactérias que as causam tornam-se resistentes aos antibióticos.
Pessoas com doenças renais ou que afetam os rins, como diabetes, estão mais sujeitas a infecções urinárias repetidas.
-
Foi pedida uma nova amostra de urina, porque a primeira estava contaminada. O que ocorreu?
Se a pele da área genital não for bem limpa antes da colheita, podem crescer na cultura diversos tipos de bactérias, o que em geral é considerado contaminação da amostra. Uma nova amostra do jato médio de urina deve ser colhida após lavagem cuidadosa da pele.
-
Meu médico disse que eu estava com sintomas de infecção urinária e receitou um antibiótico sem pedir a cultura de urina. Por quê?
-
O que ocorre se uma infecção urinária não for tratada?
-
O que aumenta o risco de infecções urinárias recorrentes?
Após o período neonatal, a incidência de infecção urinária em mulheres é maior que em homens, devido a diferenças anatômicas do trato urinário. Em bebês e crianças pequenas, anormalidades congênitas das vias urinárias podem facilitar infecções. Em adultos, fatores que ajudam a provocá-las são relações sexuais, uso de diafragma, diabetes, gravidez, refluxo urinário, disfunções neurológicas, cálculos renais e tumores. Em hospitais e outros ambientes de tratamento, sondas de demora e manipulações do trato urinário aumentam a probabilidade de infecção.