Para detectar e avaliar anemia hemolítica
Haptoglobina
Quando há sinais de anemia, como fraqueza, palidez e icterícia, que podem indicar destruição de hemácias (anemia hemolítica).
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
A haptoglobina é usada para detectar e avaliar anemia hemolítica, e para distinguir anemia hemolítica de anemias resultantes de outras causas. Por outro lado, a haptoglobina não indica a causa da hemólise.
-
Quando o exame é pedido?
A haptoglobina é pedida quando há sinais e sintomas de anemia, como palidez e fraqueza, associados a outros achados sugestivos de anemia hemolítica, como icterícia ou urina escura. O exame pode ser pedido com uma contagem de reticulócitos e um esfregaço de sangue quando há diminuição da contagem de hemácias, da hemoglobina e do hematócrito. Pode também ser pedido com um teste direto de antiglobulina quando há suspeita de uma reação transfusional, ou junto com uma dosagem de bilirrubinas.
-
O que significa o resultado do exame?
Diminuição do nível de haptoglobina com aumento da contagem de reticulócitos, diminuição da contagem de hemácias, da hemoglobina e do hematócrito indicam anemia hemolítica.
Se a haptoglobina apresentar-se normal e a contagem de reticulócitos aumentada, a destruição de hemácias pode estar ocorrendo em órgãos como o fígado e o baço. Nesse caso, não há liberação de hemoglobina livre no plasma e a haptoglobina não é consumida, permanecendo normal.
Se a haptoglobina estiver normal e a contagem de reticulócitos não se apresentar aumentada, é improvável que a anemia seja devida a hemólise.
Se a haptoglobina estiver baixa sem sinais de anemia hemolítica, é possível que haja um problema hepático impedindo a síntese de haptoglobina.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
A haptoglobina é uma proteína de fase aguda, o que significa que sua concentração aumenta em doenças inflamatórias, como colite ulcerativa, doença reumática aguda, infarto do miocárdio e infecções graves. Isso pode complicar a interpretação dos resultados do exame. A haptoglobina não é usada para diagnosticar ou monitorar essas doenças.
Os níveis de haptoglobina podem ser afetados por grandes hemorragias, por disfunção renal ou por doença hepática.
Alguns medicamentos, como androgênios e corticoesteroides, podem aumentar os níveis de haptoglobina. Outros, como isoniazida, quinidina, estreptomicina e anticoncepcionais orais, podem diminuir os níveis.
-
Quando níveis diminuídos de haptoglobina voltam ao normal?
Depende da causa da diminuição. Se for consequência de hemólise aguda, como visto em reações transfusionais, os níveis voltam ao normal quando as hemácias do doador acabarem de ser retiradas da circulação. Se for por causa de hemólise crônica, os níveis só se normalizam após resolver o motivo da hemólise. Se a causa da hemólise não se resolver ou se a diminuição for devida a doença hepática, os níveis podem permanecer baixos.