Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em
02 de Dezembro de 2017.
Resumo

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é um distúrbio autoimune inflamatório crônico que pode afetar a pele, articulações, células do sangue e órgãos internos, em especial rins, coração e pulmões. Pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, mas é 10 vezes mais frequente em mulheres do que em homens, e é visto com maior frequência entre 20 e 40 anos de idade. A causa não é compreendida, mas pode envolver componentes herdados e desencadeantes ambientais. O LES pode coexistir com outros distúrbios autoimunes, como síndrome de Sjögren, anemia hemolítica autoimune, tireoidite autoimunee púrpura trombocitopênica autoimune.

Accordion Title
Sobre Lúpus eritematoso sistêmico
  • Sinais e sintomas

    Os sinais e sintomas de LES são muito variáveis e incluem:

    • Dor muscular
    • Dor artrítica em uma ou mais articulações, com pouca lesão articular
    • Eritema, especialmente em forma de borboleta sobre o nariz e as bochechas
    • Febre
    • Fadiga persistente
    • Sensibilidade à luz ultravioleta
    • Perda de cabelos
    • Inflamação e lesão de órgãos e tecidos, incluindo rins, pulmões, coração, sistema nervoso central e vasos sanguíneos

    Glomerulonefrite é comum em pessoas com LES, podendo evoluir para insuficiência renal. Lesões vasculares e do sistema nervoso central podem causar convulsões, depressão, psicoses, cefaleias, acidente vascular cerebral e embolia pulmonar.

    Os sintomas de LES variam com o tempo e entre pessoas. Podem piorar rapidamente e desaparecer em seguida. O aumento de intensidade (exacerbação) pode ocorrer com frequência devido a estresse físico ou emocional e ser provocado provocado por estimulantes externos, como exposição à luz solar. Em mulheres grávidas é possível acontecer durante a gestação ou logo após o parto. É comum ocorrer abortos.

    O LES pode ser induzido por medicamentos, como clorpromazina, metildopa, hidralazina, procainamida e outros. Os sintomas desaparecem ao suspender a medicação e, em geral, são mais brandos. São menos frequentes as complicações que envolvem os rins ou o sistema nervoso central.

  • Exames

    Os exames laboratoriais abaixo são úteis no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES):

    Exames não laboratoriais

    • Podem ser feitos exames radiológicos para avaliar lesões de órgãos


    Os exames laboratoriais abaixo são úteis no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES):

    Exames não laboratoriais

    • Podem ser feitos exames radiológicos para avaliar lesões de órgãos
  • Tratamento

    Ainda não há cura para o lúpus eritematoso sistêmico (LES), embora os sintomas e sinais possam desaparecer (remissão). O tratamento tem o objetivo de aliviar os sintomas e reduzir as ocasiões em que a doença se agrava e provoca complicações. Para diminuir as situações em que ela se agrava, quem tem LES devem manter repouso e evitar estresse e exposição à luz ultravioleta. Se notar que alguma substância piora os sintomas, evitar usá-la.

    Existem medicamentos para aliviar a dor, diminuir a inflamação ou tratar complicações. Os usados com mais frequência são anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno ou naproxeno, antimaláricos e corticosteroides. Em casos mais agressivos, são utilizados imunossupressores. O paciente deve colaborar com o médico para que ele possa estabelecer um plano de tratamento adequado, que varia com mudanças dos sintomas e do estado de saúde da pessoa. Mulheres que pretendem engravidar devem adaptar seu tratamento, porque alguns medicamentos são prejudiciais ao feto.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

Fontes usadas na revisão atual

(2009 April). Handout on Health: Systemic Lupus Erythematosus. National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases [Informação on-line]. Disponível on-line em http://www.niams.nih.gov/Health_Info/Lupus/default.asp através de http://www.niams.nih.gov. Acessado em setembro de 2010.

Borigini, M.J. (Updated 2010 February 7). Systemic lupus erythematosus. MedlinePlus Medical Encyclopedia [Informação on-line]. Disponível on-line em http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000435.htm. Acessado em setembro de 2010.

(© 2010). Laboratory Tests for Lupus. Lupus Foundation of America, Inc. [Informação on-line]. Disponível on-line em http://www.lupus.org/webmodules/webarticlesnet/templates/new_learndiagnosing.aspx?articleid=2242&zoneid=524 através de http://www.lupus.org. Acessado em setembro de 2010.

Mayo Clinic Staff (2009 October 20). Lupus. MayoClinic.com [Informação on-line]. Disponível on-line em http://www.mayoclinic.com/print/lupus/DS00115/DSECTION=all&METHOD=print através de http://www.mayoclinic.com. Acessado em setembro de 2010.

Hill, H. and Tebo, A (Updated 2009 November). Systemic Lupus Erythematosus – SLE. ARUP Consult [Informação on-line]. Disponível on-line em http://www.arupconsult.com/Topics/SLE.html?client_ID=LTD através de http://www.arupconsult.com. Acessado em setembro de 2010.

Bartels, C. and Muller, D (Updated 2010 September 21). Systemic Lupus Erythematosus. eMedicine [Informação on-line]. Disponível on-line em http://emedicine.medscape.com/article/332244-overview através de http://emedicine.medscape.com. Acessado em setembro de 2010.

Klippel JH, Weyand CM, Wortmann RL, eds. Primer on the Rheumatic Diseases. Chapter 19. Arthritis Foundation 1997.

Fontes usadas em versões anteriores

(2003 August). Handout on Health: Systemic Lupus Erythematosus. National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Disease [On-line information]. Available online at http://www.niams.nih.gov/hi/topics/lupus/slehandout/index.htm through http://www.niams.nih.gov.

Ginzler, E. and Tayar, J. (2004 May). Systemic Lupus Erythematosus. American College of Rheumatology [On-line information]. Available online at http://www.rheumatology.org/public/factsheets/sle_new.asp?aud=pat through http://www.rheumatology.org.

(2007 January 12) Lupus. MayoClinic.com [On-line information]. Available online at http://www.mayoclinic.com/health/lupus/DS00115 through http://www.mayoclinic.com.

Nan Gustafson. Director of Education and Patient Services, Lupus Foundation of Minnesota.