Também conhecido como
ZPP
ZP
Protoprofirina Eritrocitária Livre
PEL
Razão ZPP/Heme
Nome formal
Zinco Protoporfirina
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 29 de Agosto de 2019.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    O exame de zinco protoporfirina (ZPP) é pedido principalmente para auxiliar a detectar deficiência de ferro em crianças e para verificar e monitorar exposição crônica ao chumbo em adultos.

    Para avaliar a exposição crônica ao chumbo é solicitado ZPP em conjunto com uma dosagem do nível de chumbo. Pessoas que trabalham com produtos que contêm chumbo e moradores de casas antigas podem estar em risco de desenvolver intoxicação por chumbo. Isto porque ele pode ser ingerido ou inalado. Indivíduos que inalam poeira contendo chumbo, o manuseiam diretamente e se alimentam em seguida, ou, no caso de crianças, que comem lascas de tinta que contêm chumbo (comum em casas construídas antes de 1960) podem apresentar elevados níveis de chumbo e ZPP no organismo.

    O Ministério da Saúde recomenda o uso de exames de ZPP e que sejam eles realizados para a dosagem de chumbo e para monitorar a exposição do trabalhador a esse metal. Ambos os exames são necessários, pois o ZPP não irá refletir a exposição recente ou aguda ao chumbo e não se altera rapidamente quando a fonte de exposição é removida. O ZPP é o melhor exame para detecção da exposição média do indivíduo ao chumbo nos últimos 3 a 4 meses.

    O ZPP não é sensível o suficiente para ser usado como exame de triagem para crianças, uma vez que os valores não alcançam as concentrações de chumbo que ultrapassam os limites aceitáveis. Nos Estados Unidos, as concentrações máximas consideradas seguras em crianças foram fixadas em níveis muito baixos pelos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) para minimizar o impacto negativo da exposição ao chumbo em seu desenvolvimento. Nesta faixa etária, os exames que medem o nível de chumbo no sangue devem ser realizados para detectar a exposição ao metal.

    Em crianças, a razão ZPP/heme às vezes é solicitada como indicador precoce de deficiência de ferro. Um aumento na razão ZPP/heme é um dos primeiros sinais de armazenamento insuficiente de ferro e, ficará elevado na maioria dos jovens, antes que os sinais ou sintomas de anemia estejam presentes. Um exame do estado do ferro mais especifico é necessário para confirmar sua deficiência.

  • Quando o exame é pedido?

    O ZPP pode ser solicitado em conjunto com exame de chumbo quando há suspeita de exposição crônica a este metal. Os sinais e sintomas de intoxicação por chumbo incluem:

    • Pressão arterial elevada
    • Dormência e/ou formigamento nas mãos e pés
    • Perda da memória, alterações no humor
    • Fraqueza
    • Dor abdominal
    • Dores de cabeça

    O exame pode realizado quando um funcionário participa de programa ocupacional de monitoramento de chumbo ou quando o indivíduo tem uma atividade que o coloca em contato frequente com chumbo, como o trabalho com vitrais.

    A razão ZPP/heme pode ser solicitada como exame de triagem para deficiência de ferro em crianças e adolescentes ou quando há suspeita de deficiência de ferro. Alguns sintomas dessa deficiência incluem:

    • Fadiga crônica/cansaço
    • Tonturas
    • Fraqueza
    • Dores de cabeça

    Se a anemia por deficiência de ferro for grave, o indivíduo sentirá falta de ar, tonturas, dor no peito, dores de cabeça e nas pernas. As crianças podem desenvolver deficiência (cognitiva) de aprendizado. Além dos sintomas gerais de anemia, existem outros que são característicos da deficiência de ferro. Entre eles: vontade de comer alcaçuz, giz, terra ou barro, sensação de queimação na língua ou língua lisa, feridas nos cantos da boca e unhas em forma de colher.

  • O que significa o resultado do exame?

    A concentração de ZPP no sangue normalmente é baixa. O aumento indica uma interrupção na produção normal do heme, mas a causa não é tão específica. As principais razões para aumento da ZPP são deficiência de ferro e intoxicação por chumbo.

    É importante que os níveis de ZPP sejam avaliados no contexto do histórico do paciente, achados clínicos e resultados de outros exames, como ferritina, chumbo, e hemograma completo (HC). É possível que o paciente tenha tanto deficiência de ferro quanto intoxicação por chumbo.

    Nos casos de exposição crônica ao chumbo, a ZPP reflete o nível médio desse metal nos últimos 3 a 4 meses. No entanto, a quantidade de chumbo atualmente presente no sangue e a carga no corpo (quantidade nos órgãos e ossos) não podem ser determinadas pelo exame. Os valores para ZPP se elevam mais lentamente do que as concentrações de chumbo no sangue após a exposição e levam mais tempo para cair depois que esta termina.

    O aumento na razão ZPP/heme nas crianças é mais frequentemente provocado pela deficiência de ferro. A diminuição da razão ZPP/heme após suplementação com ferro provavelmente indicará aumento na disponibilidade deste metal.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    A ZPP pode estar elevada em doenças/estados clínicos inflamatórias, infecções e em pacientes com anemia de doença crônica, mas não é normalmente usada para monitorá-las. Níveis bastante elevados de ZPP são observados em duas doenças hereditárias, a protoporfiria e a porfiria eritropoiética congênita (ver Porfiria). Ambas são muito raras e apresentam sintomas relacionados à pele (sensibilidade extrema à luz do sol). 

    Dependendo do método usado para o exame de ZPP, níveis elevados de outras substâncias no sangue, como bilirrubina e riboflavina, podem produzir resultados falso positivos. Se a amostra não for protegida da luz antes do exame, podem ocorrer valores falsamente baixos.

     

  • Além dos níveis de ZPP e chumbo, quais outros exames o médico pode solicitar para monitorar a exposição ao chumbo?

    Se o indivíduo trabalha em um ambiente onde é frequentemente exposto ao chumbo, o médico solicitará os seguintes exames para avaliar os rins e a produção de glóbulos vermelhos:

  • Todas as pessoas deveriam realizar exames para ZPP?

    Não. Este exame será realizado apenas em adulto com suspeita de exposição crônica ao chumbo, ou como triagem para detectar deficiência de ferro em crianças