Para detectar excreção excessiva de proteínas na urina, o que pode indicar lesão renal.
Proteinúria e Relação Proteína Creatinina
Como um exame de rotina; quando há suspeita de lesão renal; para monitorar distúrbios que afetam os rins.
Amostra de urina aleatória ou de 24 horas.
Nenhuma preparação é necessária.
-
Como o exame é usado?
A proteinúria avalia a quantidade de proteínas na urina, usada para monitorar a função renal e para detectar lesão ou doença renal no início. Um exame semiquantitativo utilizando tiras reagentes, que faz parte da urinálise, é usado para triagem da população em geral. Se forem detectadas quantidades aumentadas de proteínas, o exame pode ser repetido em outra ocasião ou ser detalhado com uma dosagem de proteínas em uma amostra de urina de 24 horas. Como alternativa, podem ser dosadas proteínas e creatinina em uma amostra aleatória de urina, e os resultados expressos como uma relação entre as quantidades de proteínas e creatinina.
-
Quando o exame é pedido?
A pesquisa de proteínas na urina com tiras reagentes é usada para triagem da população em geral, durante a gravidez e sempre que o médico quiser avaliar a função renal.
Outros exames podem ser pedidos simultaneamente, como eletroforese de proteínas no sangue e na urina, para determinar que proteínas estão sendo eliminadas e as dosagens de ureia e creatinina, para melhor avaliação da função renal. -
O que significa o resultado do exame?
Nem sempre a presença de proteínas na urina significa lesão renal. Em alguns casos, ocorre acúmulo de proteínas de baixo tamanho no plasma, que não podem ser completamente retidas pelos rins (proteínas inflamatórias, cadeias leves de imunoglobulinas). Em outros casos, a proteína é adicionada à urina nas vias urinárias, após sua formação nos rins (infecções e tumores das vias urinárias). Em algumas pessoas jovens, a proteinúria pode ocorrer durante o dia, mas não à noite, sem indícios de doença ou lesão renal (proteinúria ortostática). Em todos os casos, a proteinúria deve ser considerada um sinal de alarme e precisa ser investigada.
Proteinúria está associada a muitas doenças e estados clínicos. Abaixo estão alguns exemplos:- Síndrome nefrótica
- Amiloidose
- Câncer de bexiga
- Uso de medicamentos tóxicos para os rins
- Glomerulonefrite
- Pré-eclâmpsia
- Síndrome de Goodpasture
- Envenenamento com metais pesados
- Infecção renal
- Mieloma múltiplo
- Doença policística renal
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Infecção urinária
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
A eficiência dos diferentes métodos de detecção de proteínas na urina varia. As tiras reagentes medem principalmente a albumina, e o exame feito com elas pode não detectar quantidades significativas de outras proteínas na urina, como cadeias leves de imunoglobulinas. A dosagem de proteínas na urina de 24 horas é mais precisa porque mede mais uniformemente as diferentes proteínas.
-
Posso pesquisar proteínas na urina em casa?
É possível. Há tiras reagentes que podem ser usadas em casa. Em geral, isso não é necessário para pessoas que estão em acompanhamento médico. (Veja artigo sobre Exames em casa.)
-
Uma lesão renal é reversível?
Depende do tipo. Se a proteinúria detectada é consequência de uma infecção ou um medicamento, os rins podem voltar ao normal com o tratamento da infecção ou com a suspensão do medicamento. Alguns outros tipos de lesão renal são progressivos.