Nome formal
Antígeno p24
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 28 de Julho de 2019.
De relance
Por que fazer este exame?

Para pesquisar infecção pelo HIV após uma exposição recente.

Quando fazer este exame?

Pessoas expostas recentemente ao HIV.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou de uma picada em um dedo.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

O exame antígeno p24 detecta uma proteína do HIV no sangue. O exame em geral fica positivo de uma a quatro semanas após a infecção. A proteína p24 não pode ser detectada antes porque o vírus ainda não se replicou (criou cópias de si mesmo) para produzir uma quantidade suficiente da proteína. Após duas a oito semanas da exposição, a pesquisa de anticorpos anti-HIV torna-se positiva e a de antígeno p24, negativa. Com a evolução, a pesquisa de antígeno p24 pode ficar novamente positiva na doença não tratada.

O uso desse exame diminuiu, em especial com a utilização crescente da carga viral do HIV para detectar infecção inicial. Entretanto, a pesquisa de antígeno p24 continua a ser usada em áreas com recursos limitados, onde a carga viral pode não ser feita com facilidade. Algumas vezes, pede-se ao mesmo tempo as pesquisas de antígeno p24 e de anticorpos anti-HIV para detectar infecção inicial.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue é obtida inserindo uma agulha em uma veia do braço.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Nenhuma preparação é necessária.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    A pesquisa do antígeno p24 é feita para diagnosticar infecção inicial pelo HIV. Os níveis do antígeno são detectáveis a partir de uma a três semanas após a infecção. Cerca de duas a oito semanas após a infecção são produzidos anticorpos anti-HIV, que permanecem detectáveis e tornam-se mais úteis para o diagnóstico.

  • Quando o exame é pedido?

    Caso a pesquisa de anticorpos anti-HIV seja negativa após uma exposição recente, pode ser usada a pesquisa do antígeno p24 para detectar a infecção. Entretanto, esse exame está sendo substituído pela carga viral do HIV, e a pesquisa de anticorpos permanece como o exame mais comum de triagem. No Brasil, a pesquisa de antígeno p24 não faz parte do algoritmo do Ministério da Saúde.

  • O que significa o resultado do exame?

    Um resultado positivo significa que a pessoa está infectada pelo HIV.

    Um resultado negativo significa que ela não está infectada pelo HIV ou que o nível do antígeno p24 está abaixo do limite de detecção do método. Se houver suspeita de infecção, recomenda-se repetir o exame ou usar outros, como a pesquisa de anticorpos anti-HIV.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    A pesquisa do antígeno p24 foi um dos primeiros exames desenvolvidos para detectar infecção pelo HIV. Tem utilidade limitada porque o antígeno é detectável apenas durante um período curto. Mesmo assim, o exame pode ser usado quando não há outros disponíveis.

  • Existem outros exames para HIV, além dos exames de sangue?

    Sim. Embora a pesquisa de anticorpos anti-HIV no sangue seja o exame mais comum, existem métodos que usam saliva ou urina.

  • Quais são os sintomas da infecção pelo HIV?

    Os sintomas da infecção aguda são semelhantes aos de gripe ou outras doenças sistêmicas. O único modo de saber se alguém está infectado é fazer exames laboratoriais. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas relacionados com o HIV durante muitos anos. Para mais informações sobre os sintomas da infecção pelo HIV, visite o site do CDC (em inglês) e do Ministério da Saúde do Brasil.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

 

Fontes usadas na revisão atual

(Dec. 1, 2007) Mayo Clinic.com. HIV Testing, What tests and when to get tested. Available online at http://www.mayoclinic.com/health/hiv-testing/ID00050 through http://www.mayoclinic.com. Accessed February 2009.

(Updated Feb 20, 2009) Avert.org. HIV Testing, p24 antigen test. Available online at http://www.avert.org/hivtesting.htm#q7 through http://www.avert.org. Accessed February 2009.

George E, et. al. Potential of a Simplified p24 Assay for Early Diagnosis of Infant Human Immunodeficiency Virus Type 1 Infection in Haiti. Journal of Clinical Microbiology, October 2007, Pp. 3416-3418, Vol. 45, No. 10.

Sickenger E, et. al. Performance evaluation of the new fully automated human immunodeficiency virus antigen-antibody combination assay designed for blood screening. Transfusion. 2008 Apr;48(4):584-93.

Harrison’s Principles of Internal Medicine. 16th ed. Kasper D, Braunwald E, Fauci A, Hauser S, Longo D, Jameson JL, eds. McGraw-Hill, 2005, P. 1099.

Clarke, W. and Dufour, D. R., Editors (2006). Contemporary Practice in Clinical Chemistry. AACC Press, Washington, DC. Pp. 487-490.

Fontes usadas em revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

Janice K. Pinson MT, MBA. Molecular Business Strategies, Birmingham, MI.