Para pesquisar infecção pelo HIV após uma exposição recente.
Antígeno p24
Pessoas expostas recentemente ao HIV.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou de uma picada em um dedo.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
A pesquisa do antígeno p24 é feita para diagnosticar infecção inicial pelo HIV. Os níveis do antígeno são detectáveis a partir de uma a três semanas após a infecção. Cerca de duas a oito semanas após a infecção são produzidos anticorpos anti-HIV, que permanecem detectáveis e tornam-se mais úteis para o diagnóstico.
-
Quando o exame é pedido?
Caso a pesquisa de anticorpos anti-HIV seja negativa após uma exposição recente, pode ser usada a pesquisa do antígeno p24 para detectar a infecção. Entretanto, esse exame está sendo substituído pela carga viral do HIV, e a pesquisa de anticorpos permanece como o exame mais comum de triagem. No Brasil, a pesquisa de antígeno p24 não faz parte do algoritmo do Ministério da Saúde.
-
O que significa o resultado do exame?
Um resultado positivo significa que a pessoa está infectada pelo HIV.
Um resultado negativo significa que ela não está infectada pelo HIV ou que o nível do antígeno p24 está abaixo do limite de detecção do método. Se houver suspeita de infecção, recomenda-se repetir o exame ou usar outros, como a pesquisa de anticorpos anti-HIV.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
A pesquisa do antígeno p24 foi um dos primeiros exames desenvolvidos para detectar infecção pelo HIV. Tem utilidade limitada porque o antígeno é detectável apenas durante um período curto. Mesmo assim, o exame pode ser usado quando não há outros disponíveis.
-
Existem outros exames para HIV, além dos exames de sangue?
Sim. Embora a pesquisa de anticorpos anti-HIV no sangue seja o exame mais comum, existem métodos que usam saliva ou urina.
-
Quais são os sintomas da infecção pelo HIV?
Os sintomas da infecção aguda são semelhantes aos de gripe ou outras doenças sistêmicas. O único modo de saber se alguém está infectado é fazer exames laboratoriais. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas relacionados com o HIV durante muitos anos. Para mais informações sobre os sintomas da infecção pelo HIV, visite o site do CDC (em inglês) e do Ministério da Saúde do Brasil.