Também conhecido como
Ferro sérico
Nome formal
Ferro
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 27 de Julho de 2019.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    O ferro e a capacidade total de transporte de ferro são pedidos juntos, e a saturação da transferrina é calculada para avaliar o transporte de ferro no sangue. Também pode ser pedida a ferritina, para avaliar as reservas de ferro no momento.

    Esses exames são usados em conjunto para diagnosticar deficiência ou sobrecarga de ferro. Em pessoas com anemia, podem determinar se ela é devida a carência de ferro ou a outra causa, como uma doença crônica. Os exames do ferro são também pedidos se o médico suspeita de envenenamento pelo ferro ou para pesquisar hemocromatose hereditária, uma doença associada ao aumento excessivo das reservas de ferro.

  • Quando o exame é pedido?

    Os exames do ferro não são pedidos de rotina. São em geral pedidos para elucidar resultados anormais de exames de rotina, como hemograma, hemoglobina e hematócrito. Podem ser pedidos também quando há suspeita de deficiência ou de sobrecarga de ferro.

    A deficiência de ferro inicial não causa problemas. Se a pessoa não tem outra doença, os sintomas raramente aparecem antes que a hemoglobina caia além de certo ponto (cerca de 10,0 g/dl). Se as reservas de ferro continuarem a diminuir, podem se desenvolver sinais de carência de ferro. Com o progresso da deficiência e desenvolvimento de anemia, alguns sinais e sintomas que podem ocorrer incluem:

    • Fadiga crônica
    • Tontura
    • Fraqueza
    • Cefaleia

    Se a anemia por deficiência de ferro for grave, podem ocorrer falta de ar, tonturas, dor torácica, cefaleia e dores nas pernas. Crianças podem apresentar dificuldades de aprendizagem. Além dos sintomas gerais de anemia, há alguns sintomas característicos da deficiência de ferro, incluindo vontade de ingerir substâncias estranhas, como alcaçuz, giz, poeira ou terra, sensação de queimação na língua ou língua lisa, feridas nos cantos da boca e unhas em forma de colher.

    O ferro e outros exames do ferro podem ser pedidos quando há suspeita de sobrecarga de ferro (hemocromatose) Os sintomas de acúmulo de ferro podem ser observados com outros problemas, e incluem:

    • Dor articular
    • Fadiga, fraqueza
    • Falta de energia
    • Dor abdominal
    • Perda da libido
    • Problemas cardíacos

    Quando há suspeita de que uma criança ingeriu cápsulas de ferro, o ferro pode ser pedido para confirmar e avaliar a gravidade do envenenamento. Os exames do ferro podem ser pedidos também periodicamente quando há deficiência ou sobrecarga de ferro, para avaliar a eficácia do tratamento.

  • O que significa o resultado do exame?

    O nível de ferro em geral é avaliado em conjunto com outro exames do ferro. Um resumo das alterações desses exames em diversas doenças é mostrado na tabela abaixo.

     

    Doença Ferro Capacidade total de transporte de ferro Capacidade de transporte de ferro não saturada

    Saturação da transferrina

    Ferritina
    Deficiência de ferro baixo alta alta baixa baixa
    Hemocromatose alto baixa baixa alta alta
    Doença crônica baixo baixa baixa ou normal Baixa normal ou alta
    Anemia hemolítica alto normal ou baixa baixa ou normal alta alta
    Anemia sideroblástica normal ou alto normal ou baixa baixa ou normal alta alta
    Envenenamento pelo ferro alto normal baixa alta normal

    Um ferro baixo com transferrina ou capacidade total de transporte de ferro alta em geral é devido a deficiência de ferro. Nas doenças crônicas, o ferro e a transferrina ou a capacidade total de transporte de ferro costumam estar baixos. A deficiência de ferro em geral é devida a sangramento prolongado ou intenso. Entretanto ela pode também ser devida a aumento das necessidades de ferro (na gravidez), crescimento rápido (em crianças), dieta inadequada e problemas de absorção (doença do estômago ou do intestino).

    Níveis altos de ferro podem ocorrer como resultado de múltiplas transfusões de sangue, injeções intramusculares de ferro, envenenamento por chumbo, doença hepática, ou doença renal. Podem também ser devidos a hemocromatose hereditária.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    O consumo recente de alimentos ricos em ferro ou de pílulas ou cápsulas de ferro pode afetar os resultados, assim como transfusões de sangue recentes. Álcool e alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais e metotrexato podem aumentar os níveis de ferro, enquanto que testosterona, doses altas de aspirina, metformina e ACTH podem diminuir os níveis de ferro.

    Estresse e privação do sono pode diminuir temporariamente os níveis sanguíneos de ferro.

  • Deficiência de ferro é o mesmo que anemia?

    Deficiência de ferro é uma diminuição da quantidade de ferro armazenada no corpo, e anemia é uma diminuição da quantidade de hemoglobina e da contagem de hemácias no sangue. Em geral passam-se semanas para que o nível de hemoglobina e a contagem de hemácias sejam afetados e se desenvolva anemia após a exaustão das reservas de ferro. Há alguns sintomas na deficiência de ferro inicial, mas a fadiga e a fraqueza constantes se desenvolvem só quando diminuem os níveis de hemoglobina e a contagem de hemácias.

  • Que alimentos eu devo ingerir para aumentar o ferro na minha dieta?

    A forma de ferro de absorção mais fácil é encontrada em carnes e ovos. Outras fontes de ferro incluem: vegetais folhosos verdes, como espinafre, repolho verde e couve, germe de trigo, pães integrais, cereais integrais, passas e melados.

  • Quem precisa de suplementos de ferro?

    As pessoas que precisam de suplementos de ferro são mulheres grávidas e pacientes com deficiência de ferro documentada. Não se deve tomar suplementos de ferro antes de falar com o médico, porque ferro em excesso pode causar sobrecarga crônica de ferro. Um dose excessiva de cápsulas de ferro pode ser tóxica, especialmente em crianças.

  • A anemia devida a deficiência de ferro ocorre subitamente ou leva muito tempo?

    A anemia por deficiência de ferro começa gradualmente. Quando a perda de ferro excede a quantidade absorvida no intestino, as reservas são utilizadas lentamente. Nesse estágio, a ferritina estará baixa, mas o ferro e a capacidade total de transporte de ferro permanecem normais e não há anemia. Com o piora da deficiência, o nível de ferro cai, a capacidade total de transporte de ferro e a transferrina se elevam e a anemia começa a se desenvolver. Quando a deficiência de ferro é prolongada e intensa, as hemácias ficam pequenas e pálidas.

  • Doar sangue afeta meus níveis de ferro?

    Sim. Cada vez que você doa 450 ml de sangue, perde cerca de 250 mg de ferro. O nível de ferritina no sangue, que reflete a quantidade total de ferro de reserva, cai com cada doação e volta ao normal com o tempo. Outros exames, como o ferro e a capacidade total de transporte de ferro, não são afetados pela doação de sangue.

  • Meu medico mandou eu tomar um suplemento de ferro e depois fazer o exame. Por que seria?

    Seu médico pode suspeitar que você não está absorvendo o ferro necessário do suplemento e da dieta, e pode pedir a dosagem de ferro após o uso do suplemento. Se você tomar ferro e mantiver um nível baixo, pode haver um problema afetando a absorção de ferro. Pode haver necessidade de tratamento da causa da má absorção para que os níveis de ferro voltem ao normal.