Para avaliar as reservas de ferro do corpo.
Ferritina
Quando o médico avalaia que o paciente está com deficiência ou com excesso de ferro no corpo.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Podem ser necessárias 12 horas de jejum antes da colheita. Nesse caso, é permitida apenas a ingestão de água.
-
Como o exame é usado?
A ferritina é pedida para avaliar as reservas de ferro do corpo. O exame é solicitado algumas vezes junto com uma dosagem de ferro e da capacidade total de transporte de ferro, para detectar e avaliar a gravidade de deficiência ou excesso de ferro.
-
Quando o exame é pedido?
A ferritina pode ser pedida com outros exames do ferro, quando um hemograma de rotina mostra que a hemoglobina e o hematócrito estão baixos, e que as hemácias são menores e mais pálidas que o normal (microcíticas e hipocrômicas), o que sugere anemia por deficiência de ferro, mesmo que ainda não tenham se desenvolvido outros sintomas .
A deficiência de ferro inicial geralmente não causa nenhum efeito físico. Se a pessoa não apresentar outros problemas, os sintomas são raros antes que a hemoglobina caia abaixo de certo nível (cerca de 10,0 g/dL). Entretanto, com o progresso da carência de ferro, começam a surgir os sintomas e o médico pode pedir ferritina e outros exames do ferro. Os sintomas mais comuns de deficiência de ferro incluem:
- Fadiga crônica
- Fraqueza
- Tontura
- Cefaleias (dores de cabeça)
À medida que continuar a redução (depleção) das reservas, pode haver falta de ar, tinido, sonolência e irritabilidade. Se a anemia aumentar, podem ocorrer dor torácica, cefaleias, dores nas pernas, choque e insuficiência cardíaca. As crianças podem apresentar dificuldades de aprendizagem. Além dos sintomas gerais de anemia, há alguns característicos da deficiência de ferro, incluindo pica (desejo de ingerir substâncias específicas, como alcaçuz, giz, poeira ou terra), sensação de queimação na língua ou língua lisa, feridas nos cantos da boca e unhas em forma de colher.
A ferritina pode também ser pedida quando há suspeita de sobrecarga de ferro. Neste caso, os sintomas variam e tendem a piorar com o tempo. São resultado do acúmulo de ferro nos tecidos e podem incluir:
- Dores articulares
- Fadiga, fraqueza
- Falta de energia
- Dor abdominal
- Diminuição da libido
- Problemas cardíacos
Para confirmar a sobrecarga de ferro, também podem ser pedidos outros exames (ferro, capacidade total de transporte de ferro) e um teste genético para hemocromatose hereditária.
-
O que significa o resultado do exame?
Os níveis de ferritina são em geral avaliados em conjunto com outros exames do ferro. Um resumo das alterações desses exames em diversas doenças é mostrado na tabela abaixo.
Doença Ferro Capacidade total de transporte de ferro Capacidade de transporte de ferro não saturada Ferritina Deficiência de ferro Baixo Alta Alta Baixa Baixa Hemocromatose Alto Baixa Baixa Alta Alta Doenças crônicas Baixo Baixa Baixa ou normal Baixa Normal ou alta Anemias hemolíticas Alto Normal ou baixa Baixa ou normal Alta Alta Anemia sideroblástica Normal ou alto Normal ou baixa Baixa ou normal Alta Alta Envenenamento por ferro Alto Normal Baixa Alta Normal Os níveis de ferritina são baixos em pessoas com deficiência de ferro e elevados quando há hemocromatose ou outros distúrbios com excesso de reservas de ferro ou que receberam múltiplas transfusões de sangue.
A ferritina é uma proteína de fase aguda, e pode aumentar com inflamação, doença hepática, infecção crônica, distúrbios autoimunes e alguns tipos de câncer. Em geral, nesses casos não é usada para diagnóstico ou monitoração do paciente.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
-
Meu nível de ferro está normal, mas a ferritina está baixa. Por quê?
O desenvolvimento da anemia por deficiência de ferro é gradual. Se o corpo não absorve ferro em quantidade suficiente, usa o que está armazenado nos tecidos como ferritina, e os níveis sanguíneos de ferritina diminuem. Se isso não for corrigido, o ferro armazenado é consumido para a produção de hemácias. Nessa fase, os níveis sanguíneos de ferro podem estar normais e os de ferritina baixos.
-
Ao comer alimentos ricos em ferro ou tomar suplementos de ferro o nível sanguíneo desse metal vai aumentar. O nível de ferritina também aumenta?
-
Que outras situações podem alterar os níveis de ferritina?
Níveis aumentados podem ocorrer com o uso excessivo de álcool, em hepatite aguda e infecções.
-
Quem deve tomar suplementos de ferro?
Pessoas que precisam de suplementos de ferro são mulheres grávidas e pacientes com deficiência de ferro documentada. Também podem precisar de suplementos as mulheres jovens anêmicas por causa de ingestão insuficiente ou perda sanguínea menstrual excessiva. Não se deve tomar suplementos de ferro sem consultar antes o médico porque o ferro em excesso pode provocar sobrecarga crônica. Doses excessivas podem ser tóxicas, especialmente em crianças.
-
É possível curar a sobrecarga de ferro?
Se a sobrecarga for resultado de um problema temporário ou de ingestão excessiva de suplementos, ela deve terminar quando se resolver o problema ou for interrompida a ingestão em excesso. Não pode ser curada se for provocada por hemocromatose ou uma doença crônica, e é preciso ter acompanhamento médico cuidadoso. Em casos graves, pode ser necessário retirar determinadas quantidades de sangue (flebotomia terapêutica).