Nome formal
Ferritina
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 22 de Junho de 2019.
De relance
Por que fazer este exame?

Para avaliar as reservas de ferro do corpo.

Quando fazer este exame?

Quando o médico avalaia que o paciente está com deficiência ou com excesso de ferro no corpo.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

É necessária alguma preparação?

Podem ser necessárias 12 horas de jejum antes da colheita. Nesse caso, é permitida apenas a ingestão de água.

O que está sendo pesquisado?

Esse exame mede a quantidade de ferritina no sangue. Ferritina é uma proteína que contém ferro e é a principal forma de ferro armazenado nas células. A pequena quantidade de ferritina liberada no sangue reflete a quantidade total de ferro armazenado no corpo.

Em pessoas saudáveis, cerca de 70% do ferro absorvido pelo corpo é incorporado à hemoglobina nas hemácias. A maior parte dos 30% restantes é armazenada como ferritina ou como hemossiderina, um complexo de ferro, proteínas e outras substâncias. A ferritina e a hemossiderina são encontradas principalmente no fígado, mas também na medula óssea, no baço e nos músculos esqueléticos.

Quando o ferro disponível é insuficiente para as necessidades do corpo, as reservas de ferro são consumidas e os níveis de ferritina diminuem. Isso pode ocorrer por causa de ingestão insuficiente, absorção inadequada, aumento das necessidades de ferro, como ocorre na gravidez ou por perda de sangue. Pode haver redução significativa das reservas antes que se desenvolvam sinais da deficiência.

As reservas de ferro e os níveis de ferritina aumentam quando é absorvido mais ferro que o necessário para o corpo. A absorção crônica desse metal em excesso provoca acúmulo nos tecidos e pode causar disfunção ou insuficiência. Isso ocorre na hemocromatose, uma doença hereditária em que o corpo absorve ferro em excesso, mesmo com uma dieta normal.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue colhida com uma agulha em uma veia do braço.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

 

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Pode ser necessário jejum de 12 horas antes da colheita. Nesse caso, apenas é permitida a ingestão de água. São preferidas amostras colhidas pela manhã.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    A ferritina é pedida para avaliar as reservas de ferro do corpo. O exame é solicitado algumas vezes junto com uma dosagem de ferro e da capacidade total de transporte de ferro, para detectar e avaliar a gravidade de deficiência ou excesso de ferro.

  • Quando o exame é pedido?

    A ferritina pode ser pedida com outros exames do ferro, quando um hemograma de rotina mostra que a hemoglobina e o hematócrito estão baixos, e que as hemácias são menores e mais pálidas que o normal (microcíticas e hipocrômicas), o que sugere anemia por deficiência de ferro, mesmo que ainda não tenham se desenvolvido outros sintomas .

    A deficiência de ferro inicial geralmente não causa nenhum efeito físico. Se a pessoa não apresentar outros problemas, os sintomas são raros antes que a hemoglobina caia abaixo de certo nível (cerca de 10,0 g/dL). Entretanto, com o progresso da carência de ferro, começam a surgir os sintomas e o médico pode pedir ferritina e outros exames do ferro. Os sintomas mais comuns de deficiência de ferro incluem:

    • Fadiga crônica
    • Fraqueza
    • Tontura
    • Cefaleias (dores de cabeça)

    À medida que continuar  a redução (depleção) das reservas, pode haver falta de ar, tinido, sonolência e irritabilidade. Se a anemia aumentar, podem ocorrer dor torácica, cefaleias, dores nas pernas, choque e insuficiência cardíaca. As crianças podem apresentar dificuldades de aprendizagem. Além dos sintomas gerais de anemia, há alguns característicos da deficiência de ferro, incluindo pica (desejo de ingerir substâncias específicas, como alcaçuz, giz, poeira ou terra), sensação de queimação na língua ou língua lisa, feridas nos cantos da boca e unhas em forma de colher.

    A ferritina pode também ser pedida quando há suspeita de sobrecarga de ferro. Neste caso, os sintomas variam e tendem a piorar com o tempo. São resultado do acúmulo de ferro nos tecidos e podem incluir:

    • Dores articulares
    • Fadiga, fraqueza
    • Falta de energia
    • Dor abdominal
    • Diminuição da libido
    • Problemas cardíacos

    Para confirmar a sobrecarga de ferro, também podem ser pedidos outros exames (ferro, capacidade total de transporte de ferro) e um teste genético para hemocromatose hereditária.

  • O que significa o resultado do exame?

    Os níveis de ferritina são em geral avaliados em conjunto com outros exames do ferro. Um resumo das alterações desses exames em diversas doenças é mostrado na tabela abaixo.

     

    Doença Ferro Capacidade total de transporte de ferro Capacidade de transporte de ferro não saturada

    Saturação da transferrina

    Ferritina
    Deficiência de ferro Baixo Alta Alta Baixa Baixa
    Hemocromatose Alto Baixa Baixa Alta Alta
    Doenças crônicas Baixo Baixa Baixa ou normal Baixa Normal ou alta
    Anemias hemolíticas Alto Normal ou baixa Baixa ou normal Alta Alta
    Anemia sideroblástica Normal ou alto Normal ou baixa Baixa ou normal Alta Alta
    Envenenamento por ferro Alto Normal Baixa Alta Normal

    Os níveis de ferritina são baixos em pessoas com deficiência de ferro e elevados quando há hemocromatose ou outros distúrbios com excesso de reservas de ferro ou que receberam múltiplas transfusões de sangue.

    A ferritina é uma proteína de fase aguda, e pode aumentar com inflamação, doença hepática, infecção crônica, distúrbios autoimunes e alguns tipos de câncer. Em geral, nesses casos não é usada para diagnóstico ou monitoração do paciente.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Normalmente, a maior parte da ferritina está dentro de células, e apenas uma pequena quantidade está no sangue. Quando há lesão de órgãos que a contêm, como fígado, baço e medula óssea, os níveis sanguíneos de ferritina aumentam sem que haja aumento do ferro total do corpo.

  • Meu nível de ferro está normal, mas a ferritina está baixa. Por quê?

    O desenvolvimento da anemia por deficiência de ferro é gradual. Se o corpo não absorve ferro em quantidade suficiente, usa o que está armazenado nos tecidos como ferritina, e os níveis sanguíneos de ferritina diminuem. Se isso não for corrigido, o ferro armazenado é consumido para a produção de hemácias. Nessa fase, os níveis sanguíneos de ferro podem estar normais e os de ferritina baixos.

  • Ao comer alimentos ricos em ferro ou tomar suplementos de ferro o nível sanguíneo desse metal vai aumentar. O nível de ferritina também aumenta?

    Sim. A ingestão de mais ferro aumenta sua quantidade no corpo. Se essa quantidade ingerida for maior que as necessidades do organismo, o excesso será armazenado como ferritina.

  • Que outras situações podem alterar os níveis de ferritina?

    Níveis aumentados podem ocorrer com o uso excessivo de álcool, em hepatite aguda e infecções.

  • Quem deve tomar suplementos de ferro?

    Pessoas que precisam de suplementos de ferro são mulheres grávidas e pacientes com deficiência de ferro documentada. Também podem precisar de suplementos as mulheres jovens anêmicas por causa de ingestão insuficiente ou perda sanguínea menstrual excessiva. Não se deve tomar suplementos de ferro sem consultar antes o médico porque o ferro em excesso pode provocar sobrecarga crônica. Doses excessivas podem ser tóxicas, especialmente em crianças.

  • É possível curar a sobrecarga de ferro?

    Se a sobrecarga for resultado de um problema temporário ou de ingestão excessiva de suplementos, ela deve terminar quando se resolver o problema ou for interrompida a ingestão em excesso. Não pode ser curada se for provocada por hemocromatose ou uma doença crônica, e é preciso ter acompanhamento médico cuidadoso. Em casos graves, pode ser necessário retirar determinadas quantidades de sangue (flebotomia terapêutica).

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

 

Fontes usadas na revisão atual

Pagana, K. D. & Pagana, T. J. (© 2007). Mosby's Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 434-435.

Wu, A. (© 2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, 4th Edition: Saunders Elsevier, St. Louis, MO. Pp 392-393.

Gersten, T. (Updated 2009 January 12). Ferritin. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003490.htm. Accessed June 2009.

(Modified 2009 March 13). About Iron. Iron Disorders Institute [On-line information]. Available online at http://www.irondisorders.org/Disorders/about.asp through http://www.irondisorders.org. Accessed June 2009.

(Updated 2007 August 24). Dietary Supplement Fact Sheet: Iron. NIH Office of Dietary Supplements [On-line information]. Available online at http://ods.od.nih.gov/factsheets/iron.asp through http://ods.od.nih.gov. Accessed June 2009.

Rathz, D. et. al. (Updated 2009 February 02). Toxicity, Iron. eMedicine [On-line information]. Available online at http://emedicine.medscape.com/article/166933-overview through http://emedicine.medscape.com. Accessed June 2009.

Chen, Y. (Updated 2009 April 05). Iron Deficiency Anemia. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000584.htm. Accessed June 2009.

Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 21st ed. McPherson RA and Pincus MR, eds. Philadelphia: 2007, Pg 506.

Fontes usadas em revisões anteriores

Corbett, JV. Laboratory Tests & Diagnostic Procedures with Nursing Diagnoses, 4th ed. Stamford, Conn.: Appleton & Lang, 1996. Pp. 34-35, 41-43.

Frey, Rebecca J. Iron Tests. Chapter in: Gale Encyclopedia of Medicine, Edition One, 1999 Gale Research Group, Pg. 1648.

Witte DL, Crosby WH, Edwards CQ, Fairbanks VG, Mitros FA: Practice guideline development task force of the College of American Pathologists.

Boston University Medical Center: Community Outreach Health Information System. Available online at http://www.bu.edu/cohis/cardvasc/blood/anemia.htm#prevent through http://www.bu.edu.

Lyon, Elaine and Frank, Elizabeth L. Hereditary Hemochromatosis Since Discovery of the HFE Gene. Clinical Chemistry 47:1147-1156 (Jul 2001).