Também conhecido como
Teste de tolerância à glicose para diabetes gestacional
Nome formal
Teste de tolerância à glicose, gravidez
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 25 de Novembro de 2020.
De relance
Por que fazer o exame?

Para rastrear e diagnosticar o diabetes que se desenvolve durante a gravidez, também conhecido como diabetes gestacional

Quando fazer o exame?

A maioria das mulheres é testada para diabetes gestacional entre 24 e 28 semanas de gravidez. Às vezes, um teste para diabetes é feito no início da gravidez se houver suspeita de diabetes pré-existente ou se você tiver fatores de risco para diabetes gestacional

Amostra:

Amostras de sangue retiradas de uma veia em intervalos programados

É necessária uma preparação para o exame?

A preparação do seu teste depende se um teste de tolerância à glicose em uma ou duas etapas é feito.Teste de tolerância à glicose oral de 2 horas em uma etapa: Você precisará jejuar (geralmente durante a noite) antes que uma amostra de sangue inicial seja coletada. Em seguida, você receberá uma dose de 75 gramas de glicose para beber e seu sangue será coletado 1 hora e 2 horas após a dose.Dois passos: Teste de sobrecarga de glicose: você não precisa jejuar. Você receberá uma dose de 50 gramas de glicose para beber e seu sangue é coletado após 1 hora.
Se o teste de sobrecarga for anormal, um teste de tolerância à glicose oral de 3 horas será realizado. Você precisará jejuar antes que uma amostra de sangue inicial seja coletada. Em seguida, você receberá uma dose de 100 gramas de glicose e seu sangue será coletado 1 hora, 2 horas e 3 horas após a dose.

O que está sendo pesquisado?

A glicose é a principal fonte de energia para as células do corpo e a única fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso. Um suprimento estável deve estar disponível para uso e um nível relativamente constante de glicose deve ser mantido no sangue. Os testes de tolerância à glicose ajudam a diagnosticar o diabetes gestacional, que é um nível alto de glicose no sangue que se desenvolve durante a gravidez.

Mulheres com diagnóstico de diabetes gestacional e seus bebês podem receber tratamento adequado durante a gravidez e também após o parto. Se não forem tratadas, as mães com diabetes gestacional podem passar mais glicose do que o necessário para seus bebês em desenvolvimento, e seus fetos podem ganhar muito peso. Essas mães podem dar à luz bebês grandes (pesando 4 quilos ou mais), o que pode causar complicações para as mães e seus bebês, como trabalho de parto e parto difícil, sangramento intenso após o parto ou necessidade de cesariana. Mulheres com diabetes gestacional têm maior probabilidade de apresentar outras doenças, como pressão alta. Existe um risco aumentado de pré-eclâmpsia para mulheres com diabetes gestacional.

Bebês nascidos de mães com diabetes gestacional podem sofrer mais traumas durante o parto devido ao seu tamanho. Eles podem ter outras complicações, como problemas respiratórios, icterícia e podem nascer com níveis baixos de glicose. Esses bebês também têm um risco maior de nascerem mortos.

Ambas as mulheres que tiveram diabetes gestacional e seus bebês têm um risco aumentado de desenvolver diabetes mais tarde na vida.

Diversas organizações de saúde recomendam que todas as mulheres grávidas sejam testadas para diabetes gestacional por meio de exames de sangue.

No Brasil e nos EUA, os testes de laboratório podem envolver uma abordagem de uma ou duas etapas:

Teste de tolerância à glicose oral de uma etapa de 2 horas (OGTT): depois que um nível de glicose em jejum é medido, uma mulher recebe uma dose de 75 gramas de glicose para beber e seus níveis de glicose são medidos 1 hora e 2 horas após a dose . Apenas um dos valores (incluindo o nível de glicose em jejum) precisa estar acima de um valor de corte para que o diagnóstico de diabetes seja feito.

Dois passos: Executa-se um teste de glicose como um rastreio: uma mulher recebe uma dose de 50 gramas de glicose para beber e seu nível de glicose no sangue é medido após 1 hora.

Se o teste de sobrecarga for anormal, realiza-se um teste oral de tolerância à glicose de 3 horas. Depois que o nível de glicose em jejum de uma mulher é medido, ela recebe uma dose de 100 gramas de glicose e sua glicose é medida em intervalos regulares. Se pelo menos 2 dos níveis de glicose em jejum, 1 hora, 2 horas ou 3 horas estiverem acima de um determinado nível, é feito o diagnóstico de diabetes gestacional.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    O teste de tolerância à glicose pode ser usado para detectar diabetes gestacional em mulheres grávidas. Várias organizações de saúde recomendam um teste de tolerância à glicose, usando uma abordagem de uma ou duas etapas. 

    Na maioria dos casos, o diabetes gestacional desaparece após o parto, mas as mulheres que têm diabetes gestacional correm um risco maior de apresentar novamente em gestações subsequentes e de desenvolver diabetes no futuro. Algumas organizações recomendam que mulheres com diagnóstico de diabetes gestacional sejam testadas 4 a 12 semanas após o parto para diabetes persistente. Um teste de glicose no sangue em jejum ou hemoglobina A1c pode ser usado para esse propósito.

  • Quando o exame é pedido?

    As mulheres grávidas geralmente são testadas para diabetes gestacional entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez. Você pode ser rastreada no início da gravidez se tiver sinais e sintomas de diabetes ou se teve diabetes gestacional em uma gravidez anterior.
    Você também pode fazer o teste no início da gravidez se tiver risco de desenvolver diabetes tipo 2 (diabetes evidente).

    Você pode estar em risco se:

    • Está com sobrepeso, obesa ou fisicamente inativa
    • Tem um parente de primeiro grau (por exemplo, pai, irmão) com diabetes
    • Teve um bebê com 4 quilos ou mais ou teve diabetes gestacional em uma gravidez anterior
    • Tem síndrome do ovário policístico
    • É de raça ou etnia de alto risco, como afro-americano, hispânico, nativo americano, asiático-americano, ilhéu do Pacífico
    • Tem pressão alta (hipertensão) ou toma medicamentos para pressão alta
    • Tem doença cardíaca
  • O que significa o resultado do teste?

    As tabelas a seguir resumem o significado dos resultados do teste de tolerância à glicose no diabetes gestacional.

    Abordagem de uma etapa para diabetes gestacional

    Amostras colhidas em jejum e 1 hora e 2 horas após ingerir uma bebida com 75 gramas de glicose. O diagnóstico de GDM é feito quando algum dos valores atinge ou excede o limite.

    TEMPO DE COLETA DA AMOSTRA NÍVEL DE GLICOSE

    Jejum igual ou superior a 92 mg/dL (5,1 mmol/L)

    1 hora igual ou superior a 180 mg/dL (10,0 mmol/L)

    2 horas igual ou superior a 153 mg/dL (8,5 mmol/L)

    Abordagem de duas etapas para diabetes gestacional: primeira etapa

    Etapa um: Tela de desafio de glicose. Amostra retirada 1 hora após ingerir uma bebida com 50 gramas de glicose.

    INTERPRETAÇÃO DO NÍVEL DE GLICOSE

    Menos de 140 * mg/dL (7,8 mmol/L) Rastreio normal

    140 * mg/dL (7,8 mmol/L) ou mais Anormal, precisa de OGTT (consulte a Etapa Dois abaixo)

    * Alguns especialistas recomendam um ponto de corte de 130 mg/dL (7,2 mmol/L) porque isso identifica 90% das mulheres com diabetes gestacional, em comparação com 80% identificados usando o limite de 140 mg/dL (7,8 mmol/L). ACOG recomenda um limite inferior de 135 mg/dL (7,5 mmol/L) em grupos étnicos de alto risco com maior prevalência de diabetes gestacional.

    Abordagem de duas etapas para diabetes gestacional: etapa dois

    Etapa dois: diagnóstico OGTT. Amostras colhidas em jejum e 1, 2 e 3 horas após ingerir uma bebida com 100 gramas de glicose. Se dois ou mais valores atendem ou excedem o nível alvo, o diabetes gestacional é diagnosticado.

    TEMPO DE NÍVEIS ALVO DE COLETA DE AMOSTRAS **

    Jejum (antes da carga de glicose) 95 mg/dL (5,3 mmol/L)

    1 hora após a carga de glicose 180 mg/dL (10,0 mmol/L)

    2 horas após a carga de glicose 155 mg/dL (8,6 mmol/L)

    3 horas após a carga de glicose 140 mg/dL (7,8 mmol/L)

    ** Alguns laboratórios podem usar números diferentes.

  • Como o diabetes gestacional é tratado?

    Para muitas mulheres com diabetes gestacional, uma dieta saudável com alto teor de fibras e baixo teor de carboidratos e exercícios regulares pode ser suficiente para reduzir os níveis de glicose no sangue. No entanto, algumas mulheres podem precisar de medicamentos para diabetes. O controle da dieta, exercícios regulares e/ou medicamentos para diabetes, como injeções de insulina durante o resto da gravidez, podem ser necessários para trazer e manter os níveis de glicose dentro dos níveis normais.
    Consulte o artigo sobre Diabetes  para obter mais informações sobre o tratamento.

  • Se eu for diagnosticado com diabetes gestacional, terei que monitorar meus níveis de glicose?

    Se você foi diagnosticado com diabetes gestacional, seu médico recomendará que você monitore seus níveis de glicose no sangue para determinar o quanto está acima ou abaixo do normal e para determinar se você precisa de medicamentos para diabetes.

    O monitoramento doméstico da glicose em intervalos regulares é normalmente recomendado. Isso geralmente é feito usando um pequeno instrumento chamado glicosímetro e tiras de teste.

    Você verificaria sua glicose inserindo a tira de teste no glicosímetro e, em seguida, colocando uma gota de sangue de uma picada na pele na tira de glicose. O glicosímetro fornece uma leitura digital de seu nível de glicose no sangue. Você receberá orientações sobre quão alto ou baixo deve estar o açúcar no sangue em diferentes momentos do dia.

    Ao verificar sua glicose regularmente, você pode ver se a dieta e o esquema de medicação que está seguindo estão funcionando corretamente para você.

Páginas relacionadas
Fontes

(November 2017) American College of Obstetricians and Gynecologists. Gestational Diabetes Frequently Asked Questions. Available online at https://www.acog.org/Patients/FAQs/Gestational-Diabetes?IsMobileSet=false. Accessed April 2020.

OBProject. Updated ACOG Guidance on Gestational Diabetes. Available online at https://www.obgproject.com/2017/06/25/acog-releases-updated-guidance-gestational-diabetes/. Accessed April 2020.

Classification and Diagnosis of Diabetes: Standards of Medical Care in Diabetes—2020. American Diabetes Association. Diabetes Care 2020 Jan; 43(Supplement 1): S14-S31. Available online at https://doi.org/10.2337/dc20-S002. Accessed May 2020.