Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 29 de Outubro de 2019.

Um dos fatores mais importantes para determinar a acurácia e a confiabilidade do seu teste laboratorial é a sua participação como paciente. Afinal, é uma amostra do seu corpo que será usada para realizar o teste (sangue, urina ou outra amostra; veja Coleta de amostras para exames). Por isso, é importante que você siga os passos abaixo para garantir que os resultados serão úteis e  interpretados corretamente pelo médico:

  • Siga as instruções fornecidas pelo laboratório ou por seu médico para se preparar para testes específicos (se existirem);
  • Caso não tenha seguido exatamente as instruções, alerte a pessoa que estiver coletando a amostra e explique o que você fez;
  • Informe seu médico sobre quaisquer medicamentos (incluindo vitaminas, suplementos e componentes da alimentação que possam estar em quantidades diferentes do normal) que você possa estar tomando, assim como sua alimentação na véspera da coleta. Se você estiver tomando medicamentos prescritos (indicados) pelo médico, anote quando tomou a última dose e o horário da coleta da amostra para o exame. Estas informações serão úteis para o médico se existir alguma dúvida sobre os resultados dos exames.

Algumas situações podem afetar os resultados de determinados testes, como exercício excessivo ou recente, desidratação, alimentação exagerada ou atividade sexual recente. Para alguns testes, podem pedir que você suspenda temporariamente essas atividades.

Muitos testes não exigem uma preparação especial. Mas para aqueles que necessitam tome todos os cuidados para seguir as instruções fornecidas. Se tiver qualquer dúvida, pergunte ao médico ou ao laboratório. Caso não lhe digam nada, pergunte se existe algum preparo especial para os exames que fará. Há laboratórios que entregam essas informações por escrito. Apesar de muitos testes do Lab Tests Online BR terem instruções de preparo, é importante seguir as recomendações do seu médico e do laboratório, já que elas podem variar para alguns exames, dependendo do método utilizado pelo laboratório ou, até mesmo, da suspeita clínica.

Alguns dos tipos mais comuns de preparação incluem jejum (não comer nada ou não ingerir determinados alimentos) por várias horas antes do teste. Há exames em que é necessário aumentar ou diminuir a ingestão de líquidos por 10 a 12 horas antes. Existem alimentos ou medicações que interferem nos resultados de um teste e, por isso, devem ser evitados. Ou, ainda, pode ser necessário  não fumar ou, até mesmo, não beber seu chá de ervas favorito. Quando você mesmo coletar uma amostra em casa (como urina ou fezes), será preciso seguir alguns procedimentos para transportar essas amostras de casa ao laboratório.

Exemplos de alguns testes laboratoriais comuns e a preparação necessária:

No Lab Tests Online BR informamos sobre as preparações necessárias antes de realizar determinados testes. Em geral, essas informações estão na aba “De relance”, juntamente com a descrição resumida do teste. A aba “Amostra” inclui mais detalhes quando é necessária a preparação do paciente. Quando esta é mais elaborada, ela pode ser indicada na aba “Exame”. Entretanto, sempre pergunte ao seu médico e ao laboratório porque podem existir particularidades que exijam preparo diferente do aquele descrito neste ou em qualquer outro site.

Não podemos deixar de mencionar que, com os testes laboratoriais, assim como com os demais aspectos do cuidado à saúde, é fundamental que você seja aberto e honesto com seu médico e com os demais profissionais de saúde que o atenderem. Do mesmo modo que é importante fornecer seus dados pessoais e informações médicas, além de sua história familiar, você também deve relatar quaisquer desvios das instruções de preparo e/ou medicações que foram utilizadas na época da realização do teste, já que estas podem afetar os resultados. Também podem lhe perguntar se ingeriu bebidas alcoólicas e se fumou. Ao dar informações completas e precisas, você contribui para aumentar a confiabilidade dos seus exames laboratoriais.

Fontes e Links 
Main Line Clinical Laboratories: Patient Preparation Guide (Acessado em Janeiro de 2009)

South Bend Medical Foundation, Inc.: Patient Information, Pre-Test Requirements (Acessado em Janeiro de 2009)

CDC: CLIA, Subpart K (Acessado em Janeiro de 2009)