Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 13 de Agosto de 2017.

Ninguém gosta de colher sangue ou de fornecer urina ou fezes para exames, mas um teste laboratorial feito com uma pequena amostra do corpo pode resultar em informações que salvam ou melhoram a vida. A maioria das pessoas passa bem na colheita, mesmo sentindo um pouco de constrangimento, desconforto ou ansiedade no início. Se costuma ficar muito ansiosa, é bom ler esse artigo, que contém alguns conselhos gerais para tornar a experiência menos estressante. Artigos relacionados tratam de Recomendações para os exames de sangueRecomendações para crianças e Recomendações para idosos. Além desses, o artigo Coleta de amostras para exames apresenta uma revisão dos diferentes tipos de amostras usadas, incluindo algumas menos comuns que sangue e urina, como amostras de tecidos (biópsias).

Accordion Title
Preparar
  • Saiba o que esperar

    Médicos usam exames por diversas razões, incluindo triagens e diagnóstico de doenças que podem afetar seriamente a saúde. Os exames também orientam e controlam o tratamento e indicam o prognóstico. Por mais incômodos que sejam, eles são, hoje, cada vez mais precisos e úteis, e tendem a ser menos invasivos.

    Algumas vezes, um procedimento médico desconhecido pode se tornar uma experiência tensa e até assustadora. Com um pouco de preparação, entretanto, qualquer exame pode ser o mais rápido, indolor e preciso possível. O conhecimento do que vai acontecer é um bom caminho para manter o controle.

    Peça a seu médico para explicar as razões do pedido de exames e para descrever como eles são feitos.

  • Compreenda seus exames

    Quando um exame é pedido, o paciente deve saber qual é o motivo, como será feito e o que o médico espera dos resultados. Alguns perguntas que podem ser feitas:

    • Por que é necessário fazer esse exame? Em que ele vai mudar o tratamento? 
    • O que preciso saber ou fazer antes do exame?
    • O que ocorre durante e após o exame?
    • Qual é o grau de dor ou de desconforto ao fazer o exame? Quais são os riscos?
    • Quando tempo demora o exame? Quando ficarão prontos os resultados?
    • Onde preciso ir para fazer o exame? Há um horário ideal para marcá-lo?
    • Quais são os resultados normais? O que significam os resultados anormais?
    • Que fatores podem influenciar os resultados?
    • O que deve ser feito após o exame?

    O médico é a melhor pessoa para fornecer respostas imediatas. Após obtê-las, você também pode consultar fontes com informações gerais.

    Limitações de tempo e esquecimento de perguntas importantes levam o paciente a procurar informações de outras pessoas. Enfermeiras, técnicos de laboratório ou colhedores respondem a perguntas, mas podem não ter todo o conhecimento sobre os exames. Alguns laboratórios fornecem folhetos com explicações padronizadas.

    Outras fontes de informações, como este site, estão disponíveis on line.

  • Técnicas de relaxamento

    Algumas técnicas de relaxamento e de concentração podem aliviar a tensão ou a sensação de desmaio durante procedimentos médicos difíceis. Embora os profissionais de saúde envolvidos costumem criar distrações para diminuir a ansiedade, o próprio paciente ou outras pessoa pode usar essas técnicas.

    Respiração — Inspire lentamente pelo nariz, contando até três, e expire pela boca, contando até seis. Expanda a barriga durante a inspiração, para respirar mais profundamente.

    Relaxe os músculos.

    Foco — Olhe para um ponto fixo ou imagine uma cena agradável.

    Conte — Conte lentamente até 10.

    Converse — Fale com alguém no mesmo ambiente, para se distrair.

    Havendo necessidade, seu médico pode prescrever um medicamento para ajudar a relaxar.

  • Conclusão

    Muitos dos exames pedidos atualmente são menos invasivos e mais confortáveis que os mais antigos. Por exemplo, o tempo de protrombina, usado para controle de tratamento anticoagulante, e o hemograma podem ser feitos apenas com uma picada em um dedo. Pessoas com veias finas, fibrosadas ou de acesso difícil podem ter uma colheita de sangue mais agradável com o uso de agulhas finas.

    Não hesite em falar com o colhedor sobre suas experiências anteriores e sobre formas mais adequadas de colheita para você. Esses profissionais são treinados para escutar e para procurar a estratégia mais adequada para cada pessoa e situação.

    A compreensão do que acontece, a comunicação com os profissionais de saúde e técnicas de relaxamento ajudam a diminuir o desconforto do exame. Lembre-se de rotinas anteriores mais confortáveis para você, para repeti-la em colheitas futuras.