Nome formal
Análise do Líquido Pleural
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 14 de Junho de 2021.
De relance
Por que fazer este exame?

Para ajudar a diagnosticar a causa do acúmulo de fluido em sua cavidade torácica (derrame pleural)

Quando fazer o exame?

Quando um médico suspeita que você tem um acúmulo de líquido na cavidade torácica devido a dores no peito, tosse e/ou dificuldade para respirar; e após ser confirmado por uma radiografia de tórax

Amostra:

Um volume de líquido pleural é coletado por um procedimento chamado de toracocentese.

É necessária alguma preparação?

Nenhum.

O que está sendo pesquisado?

A superfície externa dos pulmões e a cavidade torácica são revestidas por uma membrana contínua conhecida como pleura. O fluido pleural está situado entre as duas superfícies de modo que as superfícies opostas "deslizem" uma sobre a outra durante a respiração. Esse movimento de "deslizamento" possibilita a respiração normal. Em indivíduos saudáveis, há cerca de 10 a 20 mililitros de líquido pleural que é uniformemente distribuído pela pleura e é continuamente reabastecido com o sangue nos minúsculos vasos sanguíneos (capilares) dos pulmões. Certas doenças aumentam o volume pleural, geralmente como bolsa ou coleção. Nestes casos, deve ser testado e, se necessário, drenado.

Uma variedade de estados clínicos e doenças podem provocar inflamação das pleuras (pleurite) e/ou acúmulo excessivo de líquido pleural (derrame pleural). O teste do líquido pleural avalia este líquido para determinar a causa de seu aumento de fluido.

As duas principais razões para acúmulo de líquido no espaço pleural são:

  • Desequilíbrio entre a pressão do líquido dentro dos vasos sanguíneos, que leva o líquido para fora dos vasos sanguíneos, e a quantidade de proteína no sangue, que mantém o líquido nos vasos sanguíneos. O fluido que se acumula neste caso é denominado transudato. Esse tipo de fluido envolve mais comumente os dois lados do tórax e é mais frequentemente o resultado de insuficiência cardíaca congestiva ou cirrose.
  • Lesão ou inflamação da pleura, e nesse caso, o líquido que se acumula é denominado exsudato. É mais comum envolver um lado do peito. Os exsudatos estão associados a uma variedade de condições e doenças, incluindo:

Determinar o tipo de fluido presente é importante porque ajuda a encurtar a lista de possíveis causas do derrame pleural. Os médicos e profissionais de laboratório usam um conjunto inicial de testes (contagem de células, proteína, albumina e nível de lactato desidrogenase (LDH) e aparência do fluido) para distinguir entre transudatos e exsudatos; parte dessa avaliação é a coleta de uma amostra de sangue para comparar os níveis entre o sangue e a efusão. Se o fluido for um exsudato, testes adicionais podem ser realizados para identificar melhor a doença ou estado clínico que está causando sua pleurite e/ou derrame pleural.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    O teste do líquido pleural é usado para ajudar a diagnosticar a causa do acúmulo de líquido na cavidade torácica (derrame pleural). Um conjunto inicial de testes geralmente inclui:

    • Proteína fluida, albumina ou nível de LD
    • Contagem de células
    • Aparência fluida

    Os resultados são comparados aos resultados de uma amostra de sangue para determinar se o fluido é um transudato ou um exsudato.

    • Transudato - é mais frequentemente causado por insuficiência cardíaca congestiva ou cirrose. Se for determinado que o fluido é um transudato, geralmente não são necessários mais testes do fluido.
    • Exsudato - testes adicionais são frequentemente solicitados para diagnosticar a causa e podem incluir:
    • Testes para medir os níveis de glicose, lactato, amilase e triglicerídeos no líquido pleural e testes para marcadores tumorais como o CEA podem ser feitos, embora a utilidade desses testes não seja clara.
    • Exame microscópico - um profissional de laboratório coloca uma amostra do seu fluido em uma lâmina e a examina usando um microscópio, contando todos os glóbulos brancos (leucócitos) e glóbulos vermelhos (hemácias) e procurando por bactérias ou fungos.
    • Citologia - um profissional de laboratório pode usar uma centrífuga especial (citocentrífuga) para concentrar as células do seu fluido em uma lâmina. A lâmina é tratada com uma coloração especial e avaliada para células anormais, como células malignas (células cancerosas).
    • Coloração de Gram - usada para procurar bactérias ou fungos usando um microscópio; não deve haver organismos presentes em seu líquido pleural.
    • Cultura bacteriana e teste de sensibilidade - usado para identificar qualquer bactéria que possa estar presente em seu líquido pleural e para orientar a terapia antimicrobiana
    • Testes de fungos - podem incluir cultura de fungos e testes de suscetibilidade
    • Adenosina desaminase - pode ajudar a detectar tuberculose (TB)
    • Menos comumente, os testes podem ser usados para identificar infecções causadas por vírus, micobactérias (teste de AFB) e parasitas.
  • Quando o exame é pedido?

    O teste do líquido pleural pode ser solicitado quando seu médico suspeitar que você tem pleurite e/ou derrame pleural após a confirmação com uma radiografia de tórax. Ele pode ser solicitado quando você tem alguma combinação dos seguintes sinais e sintomas:

    • Dor no peito que piora com a respiração profunda
    • Tosse
    • Dificuldade de respirar, falta de ar
    • Febre, calafrios
    • Fadiga
  • O que significa o resultado do exame?

    Os resultados podem ajudar a diferenciar entre os tipos de líquido pleural e auxiliar no diagnóstico da causa do seu acúmulo. O conjunto inicial de exames realizado na amostra do líquido pleural ajuda a determinar se é um transudado ou exsudado:

    Aparência do Fluído Proteína, Albumina ou Nível LD Contagem de Células Tipo de Fluido Causa
    Claro Baixo Poucas células Transudado CFH OU Cirrose
    Pode estar turvo Alto Aumento de Células Exsudado Várias causas possíveis, testes adicionais necessários

    Se o fluido for um exsudato, resultados de testes adicionais e suas causas associadas podem incluir:

    Aparência fluida - o líquido pleural geralmente é amarelo claro e transparente. Resultados anormais podem fornecer pistas sobre os estados clínicos ou doenças presentes. Exemplos incluem:

    • O líquido pleural avermelhado pode indicar a presença de sangue.
    • Líquido pleural turvo e espesso pode indicar uma infecção e/ou a presença de glóbulos brancos. Também pode indicar vazamento de fluido do sistema linfático (linfa). A linfa drena do sistema linfático para o sistema venoso no tórax e tanto o trauma quanto o linfoma podem fazer com que a linfa esteja presente no líquido pleural.

    Testes químicos - testes realizados além de proteína ou albumina podem incluir o seguinte, embora as evidências sobre sua utilidade não sejam claras:

    Exame microscópico - o líquido pleural normal possui um pequeno número de glóbulos brancos (leucócitos), mas não contém glóbulos vermelhos  ou microrganismos.

    • Contagem total de células - leucócitos aumentados podem ser observados em infecções e outras causas de pleurite. O aumento de eritrócitos pode sugerir trauma, malignidade ou infarto pulmonar.
    • Diferencial WBC - identifica diferentes tipos de WBCs presentes; um aumento do número de neutrófilos pode ser observado com infecções bacterianas. Um número elevado de linfócitos pode ser observado com câncer e tuberculose.
    • Citologia - uma amostra citocentrifugada é tratada com uma coloração especial e examinada ao microscópio em busca de células anormais. Isso geralmente é feito quando há suspeita de mesotelioma ou câncer metastático. A presença de certas células anormais como células tumorais ou células sanguíneas imaturas, pode indicar que tipo de câncer está envolvido.

    Testes de doenças infecciosas

    • Coloração de Gram - não deve haver organismos presentes no líquido pleural.
    • Cultura bacteriana e teste de suscetibilidade - se houver bactérias, o teste de suscetibilidade pode ser realizado para orientar sua terapia antimicrobiana. Se não houver bactérias presentes, isso não exclui uma infecção; eles podem estar presentes em pequenos números ou seu crescimento pode ser inibido devido à terapia anterior com antibióticos.
    • Testes de fungos - se a cultura for positiva, o fungo ou fungo que está causando a infecção será identificado no relatório e o teste de sensibilidade pode ser feito para orientar a terapia.
    • Adenosina desaminase - um nível acentuadamente elevado no líquido pleural quando você tem sintomas que sugerem tuberculose significa que é provável que você tenha uma infecção por Mycobacterium tuberculosis. Isso é especialmente verdadeiro se você mora em uma área onde a tuberculose é comum.

    Outros testes menos comuns para infecções podem ser realizados e podem identificar, por exemplo, um vírus, a micobactéria que causa a tuberculose ou um parasita como a causa.

  • O que é toracocentese e como é realizada?

    A toracocentese é a remoção do líquido pleural da cavidade pleural com uma agulha e seringa. O indivíduo é posicionado sentado, com os braços levantados e apoiados. É aplicado anestésico local, o médico insere a agulha dentro da cavidade pleural e a amostra é retirada.

  • Existem outros motivos para fazer toracocentese?

    Sim. Às vezes, é realizado quando você tem um derrame pleural para drenar o excesso de líquido e aliviar a pressão nos pulmões. Um tubo de cateter pode ser usado para drenar grandes quantidades de fluido e para drenar o fluido que continua a se acumular.

  • Um derrame pleural pode desaparecer por conta própria?

    Sim, se uma pequena quantidade de fluido se acumular, ele pode desaparecer sem tratamento.

  • Um derrame pleural é sério?

    Um derrame pleural pode ser sério se o excesso de líquido exercer pressão sobre os pulmões, dificultando a respiração. Os derrames pleurais não são normais e devem ser avaliados para determinar a causa. Além disso, a causa do derrame pleural pode ser grave e requer tratamento extensivo. As causas graves podem incluir insuficiência cardíaca, pneumonia e outras infecções, câncer, artéria pulmonar bloqueada (embolia pulmonar) e doença hepática.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Podem ser solicitadas dosagens de glicemia, proteínas ou albumina para comparar as concentrações com as do pleural.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

SBPC/ML - Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratoria - www.sbpc.org.br

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 904-909.

Wu, A. (2006).  Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition.  Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. Pp 868-869, 1535-1536.

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition]. pp 1496.

Forbes, B. et. al. (© 2007). Bailey & Scott’s Diagnostic Microbiology, Twelfth Edition: Mosby Elsevier Press, St. Louis, Missouri. Pp 904 – 913.

Schriber, A. (2007 November 12). Pleural fluid analysis. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003624.htm. Accessed on 6/21/08.

Kaufman, D. (2006 August 7, Updated). Thoracentesis. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003420.htm. Accessed on 6/21/08.

Kaufman, D. (2006 August 7, Updated). Pleural effusion. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000086.htm. Accessed on 6/21/08.

Kaufman, D. (2006 May 3, Updated). Pulmonary actinomycosis. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000074.htm. Accessed on 6/21/08.

Garlipp, C. et. al. (2008 January 18). Pleural Effusions: Stability of Samples for White Blood Cell and Differential Counts. Medscape from Laboratory Medicine [On-line information]. Available online at http://www.medscape.com/viewarticle/568386 through http://www.medscape.com. Accessed on 6/21/08.

Lababede, O. (2007 August 10). Effusion, Pleural. eMedicine [On-line information]. Available online at http://www.emedicine.com/radio/TOPIC233.HTM through http://www.emedicine.com. Accessed on 6/21/08.

(2007 August). What Are Pleurisy and Other Disorders of the Pleura?. NHLBI [On-line information]. Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/pleurisy/pleurisy_whatare.html through http://www.nhlbi.nih.gov. Accessed on 6/28/08.

Knight JA, Kjeldsberg CR: Cerebrospinal, synovial, and serous body fluids. In Henry’s Clinical Diagnosis and Laboratory Management by Laboratory Methods, 21sted. MCpHerson RA & Pincus MR, eds.  Saunders:New York, pp 426-454, 2006.