2011-06-20
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, desenvolveram uma técnica que permite que tecidos do coração danificados por infarto do miocárdio se autoregenerem. Os resultados podem representar um passo importante para combater a doença cardiovascular.

Liderados por Gordana Vunjak-Novakovic, professora de engenharia biomédica de Columbia, os pesquisadores criaram uma nova terapia celular para tratar infarto do miocárdio. Eles combinaram o uso de células reparadoras humanas – condicionadas em cultura in vitro para aumentar sua capacidade de revascularizar e aumentar o fluxo de sangue nas áreas afetadas – com uma plataforma feita de compostos biológicos usada para transportar as células até as áreas afetadas do coração. Essa técnica possibilita a sobrevivência e o funcionamento das células na região do infarto.

“Essa plataforma pode ser adaptada para transportar outros tipos de células tronco onde for necessário reconstruir o músculo cardíaco e também ajudar em pesquisas do mecanismo de reparo no coração”, diz a professora.

A equipe usou essa técnica para remover as células da região em que ocorreu o infarto e substituí-las por células tronco progenitoras, que podem gerar diferentes tipos de células. Em seguida, usaram as células reparadoras para recuperar os tecidos danificados. Elas ajudaram no crescimento de novos vasos sanguíneos e liberaram proteínas que estimularam os tecidos originais a se autoreparar.

Sources
Science Daily