2011-03-04
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
Devem ser divulgados ainda este ano os primeiros resultados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - ELSA www.elsa.org.br, o maior já feito no Brasil sobre doenças cardiovasculares e diabetesjá feito no Brasil. Também serão analisados outras variáveis, como escolaridade dos pais, condições socioeconômicas da infância, idade em que começou a trabalhar e até características do local de residência devido à influência nos hábitos de vida.

O estudo, que começou em 2008, é realizado com 15 mil voluntários, dos 35 aos 74 anos, todos funcionários públicos na ativa ou aposentados das seis instituições que participam do Elsa - Fiocruz, universidades de São Paulo (USP), federal da Bahia (UFBA), do Espírito Santo (Ufes), de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os participantes foram entrevistados, fizeram exames de sangue e urina, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassonografia de carótidas e abdome e velocidade de onda de pulso. Também se submeteram a diversas medições: peso, altura em pé e sentado (marcador de desnutrição na infância); circunferência da cintura; e ITB (Índice Tornozelo-Braquial), que verifica a rigidez das artérias.

Para as mulheres foi adotada uma abordagem diferente, que inclui histórico de gestações, data inicial e final de suas menstruações, uso de reposição hormonal e de anticoncepcional.

Segundo a coordenadora do Elsa no Rio de Janeiro, Dora Chor, da Fiocruz, o estudo ganhará mais importância à medida que os participantes forem analisados por, no mínimo, dez anos.

Sources
Agência Fiocruz de Notícias