Cover Image
Melanoma
2021-01-18
Este artigo foi modificado pela última vez em 18 de Janeiro de 2021.

Com a chegada do verão, um velho conhecido dos brasileiros volta ao centro do debate de saúde: o câncer de pele. Diretamente ligado à exposição solar, este é o tipo de alteração cancerígena mais incidente no país — uma em cada quatro das novas ocorrências de tumor diagnosticadas, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  
Neste período, são intensificadas as campanhas de conscientização e prevenção, como o Dezembro Laranja. Mas, no verão da pandemia, no contexto do distanciamento social, alguém pode se perguntar: com a possibilidade de as pessoas se exporem menos ao sol, ainda será preciso preocupar-se com o câncer de pele?

Atraso

Para a coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Jade Cury Martins, a realidade das medidas de combate à COVID-19 não é um sinal verde para relaxar na prevenção ao câncer — como o uso do filtro solar. Segundo a dermatologista, o impacto do coronavírus no quadro geral pode ser negativo: a queda drástica no número de diagnósticos precoces, essenciais para aumentar as chances de cura.
Os atendimentos ambulatoriais foram suspensos por uma época, no auge da pandemia, e mesmo naqueles que não foram suspensos, muitos pacientes sentiram medo de ir ao médico. Com isso, estamos atrasando os diagnósticos e descobrindo lesões já mais avançadas — alerta a especialista. 
Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia junto a secretarias municipais e estaduais de Saúde demonstram que, de janeiro a setembro, a procura por atendimentos de dermatologia preventiva caiu cerca de 48%, se comparado ao ano anterior.

Negligência

Somado ao subdiagnóstico, há uma espécie de "desvalorização" da doença, se comparada a outros tipos de câncer. De acordo com a médica e pesquisadora Caroline Albuquerque, oncologista clínica do Hospital São Lucas da PUCRS e da Oncoclínica, a negligência em relação ao tumor de pele é mais um fator que atrapalha o processo de diagnóstico precoce e de cura da doença — que, se não diagnosticada e tratada, pode ser fatal:
- As pessoas têm a falsa ideia de que é só um problema de pele, só uma pinta, e acabam não se importando. A gente vê a população aderindo muito mais ao rastreamento do câncer de mama, por exemplo, enquanto a pele é negligenciada. 

Sobrecarga

Diante deste cenário, a expectativa das especialistas é de que, além de uma verificação maior de casos já avançados, o próximo ano seja marcado por uma sobrecarga nos sistemas de saúde — sobretudo o sistema público. Deste modo, a orientação é de que, independentemente da pandemia, a população permaneça tomando os cuidados necessários para a prevenção do câncer de pele, realize avaliação dermatológica anualmente e procure atendimento médico sempre que notar alterações cutâneas que possam indicar a presença da doença. 

Conheça os tipos mais comuns:

  • Carcinomas — Também chamados de não melanomas, representam cerca de 90% dos casos. Em geral, tendem a ser menos letais do que os melanomas, com baixo índice de metástase (espalhamento para outros órgãos) e grande chance de cura se descobertos precocemente. Há dois tipos frequentes: o carcinoma basocelular, que geralmente se desenvolve em áreas como cabeça e pescoço, tem crescimento lento e raramente se espalha para outras partes do corpo e o espinocelular, que costuma aparecer em rosto, orelhas, lábios, pescoço e dorso da mão, podendo também surgir em cicatrizes ou feridas crônicas da pele em qualquer parte do corpo. Ambos, apesar de menos graves, podem levar à morte se não diagnosticados e tratados a tempo.
  • Melanomas — Mais raro, é o câncer de pele que vem de pintas, manchas e sinais, podendo ser detectado em qualquer parte do corpo. É o tipo mais grave, devido ao grande potencial de provocar metástase

Como se prevenir

  • Utilize protetor solar com fator de proteção acima de 30 diariamente, mesmo quando estiver em casa e em dias nublados. 
  • Não abandone o filtro solar quando estiver utilizando máscara. Como todo tecido — sobretudo os que têm fator de proteção embutido na composição —, a máscara ajuda a evitar a incidência direta dos raios solares, mas não pode ser considerada um mecanismo de proteção. 
  • Quando estiver na rua, proteja-se utilizando chapéus, óculos e sombrinhas. 
  • Evite expor-se ao sol nos horários de maior concentração dos raios ultravioleta, das 10h às 16h. 
  • Realize o autoexame e faça anualmente um check-up dermatológico, a fim de verificar a presença de manchas, pintas e demais sinais que podem indicar câncer de pele.

Saiba quando procurar um médico

Ao realizar o autoexame, utilize o sistema ABCDE, que indica os sinais de perigo que precisam ser analisados em pintas, manchas e sinais que surgirem no corpo. 

Preste atenção

É importante ficar atento para o aparecimento de feridas que não cicatrizam, sangram fácil e voltam sempre a aparecer no mesmo local.

Fonte: Instituto Oncoguia