2011-04-15
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
Um sensor implantado no paciente informa se ele sofreu um infarto, mesmo se não apresentar sintomas. Com isso, o médico pode agir para evitar danos cardíacos maiores.

O dispositivo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT (http://web.mit.edu/), nos EUA. Testado em camundongos, o sensor detecta picos nos níveis das proteínas mioglobina, troponina cardíaca e creatinoquinase, indicativas de infarto.

“O dispositivo também indica a existência dessas substâncias mesmo que não estejam mais presentes na corrente sanguínea, podendo usá-las como marcadores”, diz Michael Cima, professor de engenharia no MIT e coautor do trabalho.

O sensor é um disco com 2 mm de espessura e 8 mm de diâmetro, que contém partículas de óxido de ferro recobertas com anticorpos para um marcador específico. Uma membrana semipermeável permite que a proteína que se deseja detectar entre no dispositivo, onde se ligará aos anticorpos. Foram implantados seis sensores – dois para marcador de infarto – sob a pele de cada camundongo.

"As respostas foram proporcionais aos danos provocados no coração. Então, o sensor pode medir a gravidade do dano", diz Paul Huang, professor da Faculdade de Medicina de Harvard e coautor do estudo.

Sources