2012-09-28
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Um dispositivo acoplado a um celular pode ajudar agentes de saúde que atuam em áreas remotas ou com poucos recursos a identificar casos de anemia. A técnica foi desenvolvida por estudantes de pós-graduação de engenharia biomédica de Johns Hopkins, nos EUA.

Um sensor não invasivo encostado à ponta do dedo do paciente emite diferentes comprimentos de onda através da pele para medir o nível de hemoglobina no sangue. O resultado aparece na tela do celular, na forma de um código de cores, indicando se a anemia é branda, moderada ou severa. Após o teste, o celular envia automaticamente uma mensagem de texto com um resumo dos resultados. Ela é recebida em uma central que pode estar bem distante do local onde está o paciente.

“No primeiro ano da pesquisa nos preocupamos em fazer com que o dispositivo funcionasse. Agora, nosso objetivo é mostrar que seu uso pode ajudar no tratamento de casos de anemia em pessoas que vivem em regiões de baixa renda, principalmente mulheres e crianças”, diz Noah Greenbaum, um dos membros da equipe.

Os estudantes estimam que o custo de fabricação de cada dispositivo seria de 10 a 20 dólares, aproximadamente, de 20 a 40 reais.

“O celular do agente de saúde pode substituir perfeitamente um computador para esse tipo de trabalho, com a vantagem de ser portátil e de baixo custo”, explica o professor Soumyadipta Acharya, que coordenou o estudo, inscrito no concurso “Salvando vidas ao nascer: um grande desafio para o desenvolvimento”, realizado nos EUA.

Sources

LabMedica.es