Também conhecido como
Doença venerea
VDRL
FTA- ABS
Treponema palidum
Doença sexualmente transmissível
Nome formal
Teste para detecção da Sífilis
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 16 de Novembro de 2020.
De relance
Por que fazer este exame?

Para rastrear ou diagnosticar uma infecção pela bactéria Treponema pallidum, que causa a  Sífilis, uma doença sexualmente transmissível (DST)

Quando fazer este exame?

Se você tiver sintomas de infecção por sífilis, se tiver outra DST ou estiver grávida

Amostra:

Uma raspagem de um cancro na área afetada, uma amostra de sangue de uma veia em seu braço ou líquido cefalorraquidiano obtido por meio de uma punção lombar, dependendo do método de teste que está sendo usado

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

O teste busca a presença do Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis.

A sífilis é uma doença infecciosa que geralmente é transmitida por contato sexual, como por meio do contato direto com uma ferida de sífilis (cancro).
É facilmente tratado, mas pode causar graves problemas de saúde se não for tratado.

Uma mãe infectada também pode transmitir a doença ao feto, com consequências graves e potencialmente fatais para o bebê.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, mais de 40.000 casos de sífilis foram relatados em 2007, incluindo 11.466 casos de sífilis primária e secundária (P&S).

A maioria dos casos de sífilis P&S em 2007 ocorreu em indivíduos de 20 a 29 anos de idade.

A sífilis tem vários estágios.

O estágio primário começa cerca de 2 a 3 semanas após a infecção. Uma ou mais feridas, chamadas cancros, geralmente aparecem na parte do corpo exposta ao cancro do parceiro, como o pênis ou a vagina. No entanto, o cancro geralmente é indolor e pode passar despercebido, especialmente se estiver no reto ou no colo do útero, e desaparece em 4-6 semanas.

A sífilis secundária começa 2 a 8 semanas após o aparecimento do cancro. É marcada por uma erupção cutânea que geralmente é áspera, vermelha e manchada, aparecendo com freqüência nas palmas das mãos e na planta dos pés. Também pode haver outros sintomas, como febre, fadiga, gânglios linfáticos inchados, dor de garganta e dores no corpo. Se não for tratada, a sífilis pode continuar em um estágio latente, durante o qual uma pessoa infectada não apresenta sintomas, mas continua tendo a infecção, e esse estágio pode durar anos.

Se ainda não for tratada, cerca de 15% das pessoas desenvolverão as complicações da sífilis tardia ou terciária.

Nesses casos, a bactéria pode causar danos ao coração, olhos, cérebro, sistema nervoso, ossos, articulações ou quase qualquer outra parte do corpo. Esse estágio pode durar anos, com o estágio final levando à doença mental, cegueira, outros problemas neurológicos, doenças cardíacas e morte.

A sífilis pode ser tratada com antibióticos, de preferência com penicilina. As infecções recentemente adquiridas podem ser curadas facilmente. Um tratamento mais longo pode ser necessário para curar alguém que foi infectado por mais de um ano.

Como a amostra é coletada para teste?

Existem vários métodos e testes de triagem diferentes; portanto, amostras diferentes são necessárias.

Para novas infecções, o médico pode fazer uma raspagem de um cancro na área afetada, como colo do útero, pênis, ânus ou garganta.

O seu médico pode retirar sangue de uma veia do seu braço para um teste adicional.

Se você tiver estágios tardios ou latentes da doença com suspeita de envolvimento do cérebro (neurossífilis), seu médico solicitará uma punção lombar para verificar se há infecção no líquido cefalorraquidiano (LCR).

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    Os testes são usados ​​para rastrear e diagnosticar a infecção pelo Treponema pallidum, a bactéria que causa a sífilis. A triagem de todas as mulheres grávidas é recomendada pela Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, de preferência na primeira consulta pré-natal. Muitos estados exigem um exame de sangue para sífilis quando um casal está solicitando uma licença de casamento, a fim de ajudar a prevenir a propagação da infecção para outras pessoas, especialmente um bebê recém-nascido.

    Existem vários métodos que podem ser usados ​​para testar a sífilis. Um método usado no diagnóstico de casos iniciais envolve a procura da bactéria em raspagens do cancro, usando um instrumento especial chamado microscópio de campo escuro. Outros métodos requerem uma amostra de sangue na qual os anticorpos possam ser detectados. Esses incluem:

    Para triagem:

    - VDRL que significa teste de "laboratório de pesquisa de doenças venéreas" 


    Para diagnóstico:

    - Teste de absorção de anticorpos treponêmicos fluorescentes (FTA-ABS) e ensaio de aglutinação de partículas Treponema pallidum (TPPA).
    Um método chamado ensaio de microhemaglutinação raramente é usado .

    A resposta ao tratamento pode ser determinada com um teste RPR de acompanhamento, e o teste FTA-ABS é usado para confirmar um VDRL ou teste de triagem RPR positivo.

    Na sífilis tardia ou latente, o líquido cefalorraquidiano (LCR) pode ser obtido usando uma punção lombar e depois testado para diagnosticar o envolvimento do cérebro (neurossífilis)

  • Quando o exame é pedido?

    Um médico pode solicitar o teste:

    se tiver sintomas, como cancro nos órgãos genitais ou na garganta;
    se você está sendo tratado para outra doença sexualmente transmissível, como gonorréia;
    se estiver grávida, porque a sífilis não tratada pode infectar e até matar um feto em desenvolvimento; ou
    se reclamar de sintomas inespecíficos que se assemelham aos da sífilis, para determinar a causa exata da sua doença.
    Se você estiver infectado, deve fazer exames de sangue de acompanhamento aos 3, 6, 12 e 24 meses para ter certeza de que a infecção desapareceu após o tratamento.

  • O que significa o resultado do exame?

    Se uma raspagem revelar a presença da bactéria da sífilis (um teste positivo), você tem uma infecção que requer tratamento com antibióticos, de preferência penicilina.

    Para os exames de sangue que detectam os anticorpos que o corpo produz para combater a infecção, um teste positivo indica que você tem uma infecção atual ou passada. No entanto, um teste negativo nem sempre significa que você não tem sífilis.

    Os anticorpos podem não ser detectados por até três meses após a exposição à bactéria, e os anticorpos permanecem no corpo por anos. Se você já teve uma infecção anterior de sífilis e foi tratado, os resultados do seu teste ainda podem ser positivos. Por exemplo, um teste FTA-ABS pode permanecer positivo por toda a vida, mesmo que você tenha sido tratado. Para evitar retrocesso, mantenha um registro do tratamento anterior e mostre ao seu médico. Após o tratamento, os anticorpos da sífilis devem ser reduzidos e podem ser monitorados com o teste de RPR titulado; se permanecerem iguais ou aumentarem, você pode ter uma infecção persistente.

    Os diferentes testes disponíveis para rastrear e diagnosticar a sífilis variam em sua precisão, dependendo do estágio da doença. Por exemplo, os testes VDRL e RPR têm maior sensibilidade durante os estágios intermediários.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Os testes de triagem para sífilis não são altamente específicos e podem dar um resultado falso positivo. Por exemplo, ter HIV, doença de Lyme, malária, lúpus ou certos tipos de pneumonia pode causar um resultado falso positivo nos testes VDRL.

    Os testes positivos devem ser confirmados com um método de teste mais específico, como FTA-ABS.

    Se você é sexualmente ativo, deve consultar seu médico sobre qualquer erupção ou ferida suspeita na área genital.

    Se estiver infectado, diga ao (s) seu (s) parceiro (s) sexual (is) para fazer o teste e tratamento.

    Se você estiver infectado, o risco de contrair outras doenças sexualmente transmissíveis aumenta, incluindo o risco de ser infectado pelo HIV, o vírus que causa a AIDS. Os cânceres causados pela sífilis facilitam a transmissão e a aquisição do HIV.

  • Quanto tempo leva para obter os resultados de um teste de sífilis?

    Se a amostra for examinada microscopicamente pelo médico, os resultados podem estar imediatamente disponíveis. Caso contrário, os exames de sangue e LCR são enviados ao laboratório e os resultados podem levar de três a cinco dias.

  • Como a sífilis pode ser prevenida?

    Para informações e prevenção, visite  American Social Health Association's STD/STI Prevention Tips.

Fontes

Fontes usadas na revisão atual

Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. Pp 1612-1614.

ARUP Consult. Syphilis Testing Algorithm. PDF available for download at http://search.arupconsult.com/search/ through http://search.arupconsult.com. Accessed June 2009.

ARUP Consult. Treponema pallidum – Syphilis. Available online at http://www.arupconsult.com/Topics/InfectiousDz/Bacteria/Syphilis.html through http://www.arupconsult.com. Accessed June 2009.

MedlinePlus Medical Encylopedia: Syphilis. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001327.htm. Accessed June 2009.

Centers for Disease Control and Prevention. Syphilis Fact Sheet. Available online at http://www.cdc.gov/std/Syphilis/STDFact-Syphilis.htm through http://www.cdc.gov. Accessed June 2009.

Centers for Disease Control and Prevention. STD surveillance, 2007. Available online at http://www.cdc.gov/std/stats07/syphilis.htm through http://www.cdc.gov. Accessed August 2009.

U.S. Preventive Services Task Force. Screening for Syphilis Infection in Pregnancy: U.S. Preventive Services Task Force Reaffirmation Recommendation Statement. Annals of Internal Medicine 19 May 2009, Volume 150, Issue 10, Pp 705-709.

MedlinePlus Medical Encyclopedia: VRDL. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003515.htm. Accessed June 2009.

MedlinePlus Medical Encyclopedia: FTA-ABS. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003512.htm. Accessed June 2009.

MedlinePlus Medical Encyclopedia: RPR. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003533.htm. Accessed June 2009.

WebMD. Syphilis Tests. Available online at http://www.webmd.com/sexual-conditions/syphilis-tests through http://www.webmd.com. Accessed June 2009.

Fontes usadas nas revisões anteriores

National Institute of Allergy and Infectious Diseases: Syphilis. Available online at http://www.niaid.nih.gov/factsheets/stdsyph.htm through http://www.niaid.nih.gov.

Centers for Disease Control: Syphilis Fact Sheet. Available online at http://www.cdc.gov/std/Syphilis/STDFact-Syphilis.htm through http://www.cdc.gov.

American Social Health Association: Syphilis Fast Facts. Available online at http://www.ashastd.org/learn/learn_syphilis_facts.cfm through http://www.ashastd.org.