2014-01-23
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para a prevenção do câncer de colo do útero, estará disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 10 de março, para meninas de 11 a 13 anos. A vacina será oferecida nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.

Segundo o Ministério da Saúde, a faixa-etária de 9 a 13 anos é a fase em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta porque a menina pré-adolescente que for imunizada irá gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, explicou que a vacina contra HPV é uma das mais eficazes do Calendário Nacional, com proteção de 98% contra o câncer do colo do útero. “Vamos fazer um monitoramento de todas as doses aplicadas nas meninas e busca ativa para garantir o complemento do calendário vacinal”, afirma Domingues.

Sources

Agência Saúde