2014-04-09
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

De 22 de abril a 9 de maio acontece a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A novidade este ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, alcançou até crianças com até dois anos.

O público alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas, que incluem a faixa etária com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parte), presos e funcionários do sistema penitenciário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe.

Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições críticas de saúde também devem se vacinar, mas para essa população o Ministério não estabeleceu uma meta específica.

A escolha dos grupos alvos da campanha segue recomendação da Organização Mundial de Saúde e também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. É dada prioridade aos grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, morte.

Há estudos que demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 395 a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Sources

Agência Saúde