2011-04-20
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
O futuro do diagnóstico do câncer pode estar em alguns mililitros de sangue, segundo a pesquisa liderada pelo professor Arie Admon, do Instituto Technion, de Israel.

Ele e sua equipe pesquisam biomarcadores no sangue que podem ajudar a determinar se um paciente uma recaída, além de auxiliar na detecção precoce de diversos tipos da doença.

Os biomarcadores são HLA, moléculas do sistema imunológico, e suas cargas de peptídeos, que são pedaços de proteína degradada levadas até a superfície das células tumorais. Segundo Admon, como as células cancerosas liberam quantidades maiores das moléculas HLA, é possível diagnosticar doenças diferentes, inclusive câncer, através da análise do repertório de peptídeos transportados pelo HLA solúvel.

O método foi testado em amostras de sangue de pacientes com mieloma múltiplo e leucemia, de pessoas saudáveis e em células de câncer crescidas em laboratório. Os pesquisadores avaliam que o processo pode ser a base para desenvolver um teste simples e universal para o diagnóstico de câncer.

Sources
LabMedica.es