2011-01-03
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

A variação a longo prazo nos níveis de hemoglobina no sangue pode mostrar um sangramento gastrointestinal sutil que indica, precocemente, o surgimento de câncer colorretal.
É o que sugere um estudo feito na Escola de Saúde Pública da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Os pesquisadores compararam 1.074 casos de pacientes entre 45 e 75 anos que desenvolveram essa doença e tinham níveis normais de hemoglobina, com indivíduos sadios.
No estudo retrospectivo, os pesquisadores analisaram os dados das amostras de sangue dos participantes em um período de dez anos.

Descobriram que a redução contínua, em um longo período, pode indicar o início do câncer. Mesmo que os níveis de hemoglobina possam variar em cada indivíduo como resultado do envelhecimento, eles encontraram uma tendência definida nos participantes do estudo que apresentaram câncer colorretal.

Aproximadamente quatro anos antes do diagnóstico, as amostras de sangue começaram a mostrar uma redução contínua nos níveis de hemoglobina, em uma taxa superior a 0,28 g/dL a cada seis meses.

“É importante observar a tendência de redução para cada paciente. Se uma pessoa apresenta uma diminuição constante em relação a seus níveis médios, pode ser um sinal de preocupação”, alerta o médico e autor principal do estudo Inbal Goldshtein.

O artigo “Variations in hemoglobin before colorectal cancer diagnosis” foi publicado na edição de julho de 2010 do European Journal of Cancer Prevention.

Sources
Fonte: Labmedica.es