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LTONEWS
2023-10-09
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Este artigo foi modificado pela última vez em 09 de Outubro de 2023.

Um experimento importante, vi - sando a integração de diversas tecnologias para uma jornada contínua do paciente, vem sendo colocado em prática no Hospital Israelita Albert Einstein. Implementada pela equipe do coordenador médico João Carlos de Campos Guerra, a ideia central é que a primeira alteração diagnosticada em um exame laboratorial sinalize a sequência dos próximos que devem ser feitos seguindo uma lógica que visa o diagnóstico terapêutico. Ou seja, a partir da identificação da alteração, o equipamento automaticamente, por meio do uso de inteligência artificial, programa os chamados exames reflexos.

“Geralmente o paciente vai em mais de um médico e são solicitadas várias testagens, só que costumam ser todas iguais e vão identificar aspectos já vistos. Isso é um desperdício de tempo e recursos. Por isso, na nossa metodologia, em vez de ficar repetindo cinco, seis exames, já na primeira análise no laboratório, seguimos um fluxo desenhado dentro do próprio equipamento. Com isso, o diagnóstico ganha muito mais celeridade. O grande objetivo é abreviar o tempo e ser mais eficiente para tratar melhor esse paciente, para ele ter mais segurança”, explica João Carlos.

Segundo o médico, a área de onco-hematologia, que engloba o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sangue e aos tecidos hematológicos, têm se beneficiado significativamente das novas tecnologias. “O avanço tem permitido o desenvolvimento de métodos cada vez mais precisos e eficazes para o diagnóstico, proporcionando uma melhor compreensão das doenças hematológicas e uma abordagem mais personalizada e direcionada para o tratamento”, avalia o médico. Contudo, como explica, o grande desafio é tornar a jornada contínua. Ou seja, é fazer com que o paciente siga uma sequência de procedimentos que resulte num diagnóstico eficiente e rápido para que ele tenha a oportunidade de receber um tratamento mais eficaz. “Trabalhamos no desenvolvimento de uma plataforma que integra informação clínica e epidemiológica, além de exames laboratoriais e, também, confronta os dados com o histórico de outros pacientes. Especificamente no laboratório clínico temos softwares potentes e equipamentos com alta tecnologia embutida com várias funcionalidades, mas que não estavam sendo todas usadas”, conta o médico. Para o doutor João Carlos, o uso da tecnologia é uma questão cultural e comportamental. Segundo o onco-hematologista, até então não estava organizada num pensamento pró-diagnóstico, mas sim com intuito de liberar um número e não, efetivamente, um laudo. “Estamos, portanto, extraindo as informações dessas ferramentas e criando fluxograma por meio dos quais alertamos para o médico os pontos-chave. Um paciente com um exame de coagulação pode ter quatro, cinco exames alterados, mas ele não consegue dar o próximo passo. Então, hoje, no laboratório já no primeiro exame, temos condições de orientar qual caminho seguir. Algumas vezes não temos amostra suficiente para fazer tudo, mas, pelo menos, é possível dar um direcionamento para um alvo diagnóstico”, detalha João Carlos.

Com o contínuo desenvolvimento tecnológico, espera-se que o cenário de diagnóstico e tratamento na área de onco-hematologia avance ainda mais, proporcionando melhores resultados clínicos e qualidade de vida para os pacientes. “A ideia aqui é que a gente integre todos os dados que temos para fazer com que essa jornada do paciente seja mais objetiva. No caso de pacientes com leucemia, por exemplo, no mesmo hemograma já se faz citometria de fluxo, citogenética, exames de biologia molecular para levar para o médico um laudo, um diagnóstico que já oriente ele para um tratamento eficiente”, assegura João Carlos. Além da parte que é de atendimento privado no Einstein, a metodologia foi implementada também nos hospitais públicos administrados pela rede. “Não é a máquina que faz a grande transformação. A máquina ajuda, mas grandes transformações são feitas por pessoas. O segredo é juntar as pessoas certas e aproveitar o máximo do que a tecnologia oferece”, conclui o onco-hematologista e patologista clínico.

 

Visão integrada: Código H

Um caso de sucesso da implementação de uma visão integrada da jornada do paciente foi a adoção do protocolo denominado Código H, ou Código Hemorrágico. Segundo o doutor João Carlos, o objetivo é promover a identificação precoce dos pacientes com risco de sangramento, permitindo monitoramento e intervenção terapêutica. “A identificação imediata dos pacientes com sangramento ativo através do acionamento de um código urgência/emergência permite a priorização do atendimento necessário, favorecendo melhores desfechos clínicos no manejo de hemorragia aguda e choque hemorrágico”, detalha. O princípio do trabalho é a sinergia entre Banco de Sangue, Laboratório Clínico, Centro Cirúrgico, Departamento de Pacientes Graves e MDP. Foram criados dois fluxos específicos. O primeiro para identificar o paciente com risco hemorrágico e um segundo fluxo ligado ao atendimento do paciente com sangramento ativo que possua critérios associados à repercussão hemodinâmica. O médico do código amarelo será acionado para avaliação e, se julgar tratar-se de um choque hemorrágico, deverá solicitar o acionamento do Código H. A partir deste momento uma série de procedimentos são gerados automaticamente para mobilizar setores com funções específicas e predeterminadas. Como explica o doutor João Carlos, os exames laboratoriais têm papel preponderante no protocolo do Código H ao dar prioridade na coleta e realização de checagem de coagulação do sangue, como tromboelastometria, testes de função plaquetária. Com isso, se produz informação rápida que aciona o alerta. “O Einstein tinha um indicador de quase 38% dos eventos adversos graves e catastróficos no manejo dos sangramentos em 2016. E, com esse trabalho, num volume de 700 pacientes atendidos, zeramos a falha no manejo dos sangramentos”, relata o onco-hematologista e patologista clínico.

 

** Matéria originalmente publicada na Revista Notícias da Medicina Laboratorial nº 124.