2013-02-20
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Uma técnica que se mostrou promissora em pesquisas para criar uma vacina contra o vírus HIV poderá ser testada para combater a dengue. Esta é a proposta de um estudo em conjunto feito por profissionais do Hospital Sírio-Libanês, da Universidade de São Paulo e da Universidade de Miami, nos EUA.

Segundo o biólogo norte-americano David Watkins, professor do Departamento de Patologia da Universidade de Miami, ao invés de usar anticorpos – método empregado em muitas pesquisas e na maioria das imunizações disponíveis atualmente — a ideia é "ensinar" as células a combater a doença.

Seriam usadas as células T CD8, do sistema imunológico, que combate as células infectadas pelo HIV e impede que o vírus se prolifere. A técnica já foi testada em macacos rhesus, que receberam compostos que induzem a produção das T CD8. Os resultados mostraram que reduziu bastante a replicação do HIV.

Watkins diz que o vírus da dengue não é tão mutável como o HIV, mas a técnica com as células T CD8 pode ser aplicada para criar um composto capaz de combater os quatro tipos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypit.

“O estudo ainda está em fase inicial. É preciso criar a vacina experimental, depois testá-la em cobaias e só então em humanos”, explica o biólogo.

Fonte: UOL

Sources