2011-10-24
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
Adriano Boasso, do Colégio Imperial de Londres, no Reino Unido, descobriu uma maneira de prevenir que o HIV danifique o sistema imunológico. A pesquisa mostrou que isso é possível se o colesterol for removido da membrana do vírus.

Normalmente, quando o indivíduo é infectado, a resposta imune inata do organismo fornece uma defesa imediata. Alguns pesquisadores, contudo, acreditam que o HIV induz o sistema imunológico a agir exageradamente, o que enfraquece a defesa imunológica adaptativa que se segue à inata.

“É como acelerar o carro por muito tempo na primeira marcha. O motor acaba por explodir”, compara Boasso. Ele argumenta que este talvez seja o motivo pelo qual tem sido difícil desenvolver uma vacina, pois a maioria delas instrui o sistema imunológico adaptativo a reconhecer o invasor.

Os pesquisadores removeram o colesterol da membrana do vírus e descobriram que o HIV parou de estimular a defesa inata. Ao mesmo tempo, observaram uma resposta mais forte da defesa adaptativa. A partir dessa descoberta, ele vai investigar se esse vírus inativo pode ser desenvolvido para uma vacina.

Sources
ScienceDaily