2015-08-10
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste inteligente de glicose que promete reduzir o desconforto para pessoas com diabetes. Trata-se de um adesivo que detecta quando os níveis de açúcar no sangue ficam demasiadamente altos e rapidamente descarrega a quantidade certa de insulina na corrente sanguínea.

Do tamanho de uma moeda, o adesivo contém mais de cem microagulhas, cada uma da espessura de um cílio, com minúsculos reservatórios de insulina e enzimas sensíveis a glicose. Ele imita o sistema do próprio corpo, como as células beta localizadas no pâncreas, que produzem insulina e a armazenam em pequenos sacos ou vesículas.

A equipe testou o dispositivo em ratos com diabetes tipo 1. O grupo que recebeu injeções padrão de insulina teve os níveis de açúcar no sangue normalizados, mas eles rapidamente voltaram a aumentar. No grupo com o adesivo, os níveis foram normalizados em meia hora e permaneceram dessa forma por várias horas seguidas. Como ratos são menos sensíveis a insulina, os pesquisadores acreditam que o dispositivo possa ter um efeito ainda melhor em pacientes humanos.

“A parte complicada do tratamento não são as injeções, as checagens de açúcar no sangue ou a dieta, mas sim o fato de que você precisa fazer isso várias vezes por dia, todos os dias pelo resto da vida”, diz o presidente da Associação Americana de Diabetes, John Buse, ressaltando que um dispositivo que funciona por dias seguidos sem necessidade de troca poderia ser uma grande melhoria na rotina dos pacientes.

Sources

Medical News Today