2012-01-31
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Uma equipe do Instituto de Pesquisa Lerner da Clínica Cleveland, dos Estados Unidos, descobriu que o gene conhecido como receptor androgênico (AR) é encontrado nos cânceres de mama e no de próstata, mas apresenta efeito oposto nessas duas doenças.

No câncer de próstata, o AR, quando ativo, promove o crescimento do tumor. No de mama, o gene induz o crescimento do tumor quando está desativado, que é o caso, após a menopausa, quando para a produção de AR. A conclusão é que o tratamento dos dois tipos de câncer requer abordagens opostas em relação a esse receptor.

A equipe descobriu que o AR inibe a expressão da proteína supressora de tumor (PTEN) na próstata, mas estimula a expressão em células de câncer de mama. Foi mapeada a interação entre AR e PTEN nos dois tipos de câncer.

“Podemos ver como o receptor androgênico afeta a expressão de PTEN e o câncer. Nossas observações ajudam a explicar por que o risco de câncer de próstata pode diminuir pela metade com a ingestão de vinho tinto porque essa bebida aumenta a expressão de PTEN. Nossos dados também sugerem que o tratamento do mesmo tipo de câncer deve ser personalizado para homens e mulheres”, diz a médica Charis Eng, que participou do estudo.

Sources

Medica.de