2012-06-01
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Estudo mostra como as formigas podem ser responsáveis pela contaminação de bactérias em pacientes hospitalizados. Algumas espécies costumam ser atraídas por instrumentos cirúrgicos e material estéril.

A pesquisa foi desenvolvida pela doutora em Saúde Pública Ana Paula Macedo Ruggiero Couceiro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com o objetivo de avaliar o potencial de formigas como vetores de micobactérias em um hospital especializado no atendimento de doentes com tuberculose.

Existem estudos que mostram a variedade de espécies de formigas encontradas em hospitais no Brasil. Como elas têm grande capacidade de adaptação, sobrevivem em vários tipos de ambientes. Por isso mesmo, transportam micro-organismos causadores de doenças e resistentes a antibióticos. As infecções hospitalares podem ser atribuídas á presença de formigas.

Há 18 mil espécies de formigas no mundo. Cerca de 2 mil são encontradas no Brasil. Destas, apenas 1% é considerado praga urbana — saúva, formiga fantasma, formiga cabeçuda e formiga carpinteira.

Sources

Agência Fiocruz de Notícias