2013-04-12
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Os sintomas da Doença de Alzheimer aparecem antes que os processos metabólicos comecem a mudar no cérebro. É o que mostra estudo feito em Israel, nas faculdades de Medicina Sackler e Blavatnik de Ciências da Computação, ambas da Universidade de Tel Aviv.

Os pesquisadores criaram modelos em computador que usam informações do metabolismo para determinar a evolução da doença, com 90% de exatidão. Os dados foram recolhidos do hipocampo, região do cérebro encarregada do controle da memória e do aprendizado, danificada com o avanço da enfermidade.

Para montar o modelo, foram analisados cerca de 1,5 mil genes, dos quais apenas 50 mostraram-se  importantes para prever a doença. Segundo a professora Shiri Stempler, da Faculdade de Sackler, nos pacientes com Alzheimer, esses genes estão expressos em excesso ou com defeito.

O próximo passo é identificar substâncias no sangue, chamadas de marcadores, que estão associadas às mudanças no metabolismo. Se forem bem sucedidos, poderão ajudar a obter informações sobre a evolução da doença através de um simples exame de sangue.

Sources

LabMedica.es