2011-01-05
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
Os bares e lanchonetes poderiam fornecer aos clientes, sem custo, suplementos à base de estatinas para tentar neutralizar eventuais danos ao coração provocados pelas comidas gordurosas servidas nesses locais. Esta é a sugestão de pesquisadores do Colégio Imperial de Londres, do Reino Unido.

As estatinas reduzem a quantidade de colesterol LDL no sangue e ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Um dos autores do estudo, o médico Darrel Francis, explica que essa ação das estatinas. é suficiente para contrabalançar os efeitos de se ingerir um cheeseburguer e um milkshake.

“As estatinas não cortam todos os efeitos nocivos à saúde desse tipo de alimento e de frituras. Portanto, é melhor evitá-los. A partir da probabilidade do indivíduo sofrer um ataque cardíaco, o uso de estatina pode reduzir esse risco na proporção equivalente à que aumenta quando se consome uma refeição de fast food”, explica Francis.

Ele destaca que estudos comprovam uma ligação entre as gorduras ingeridas e os níveis de colesterol e o risco de problemas cardiovasculares. Segundo Francis, há evidências que as gorduras trans, encontradas em grandes quantidades nas comidas de lanchonetes e que fazem parte da dieta ocidental, aumentam os riscos de problemas cardíacos.

O artigo “Can a statin neutralise the cardiovascular risk of unhealthy dietary choices?” foi publicado na edição de agosto do American Journal of Cardiology.

Sources
Fonte: Colégio Imperial de Londres