2014-12-11
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

A deputada Erica Kokay (PT-DF) defendeu em audiência pública realizada no dia 2 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma política nacional para tratar das doenças reumáticas. A Comissão de Legislação Participativa da Câmara discutiu com especialistas as políticas públicas de atenção às pessoas com doenças reumáticas como artrite.

Em sua justificativa, a deputada disse que as doenças reumáticas representam a segunda maior causa das faltas ao trabalho no Brasil e de solicitação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de reumatismo. Artrite, gota e osteoporose são apenas algumas das mais de 120 doenças que atingem principalmente as articulações do corpo humano.

"Nós estamos trabalhando para implementar uma política nacional para as pessoas com doenças reumáticas, que vão representar ou vão se expressar em várias medidas de atenção na área de saúde, na criação de centros de referência, onde se possa ter acesso a outras políticas, como de capacitação profissional. Para que as pessoas possam, inclusive, ter espaço para falar da sua dor", explicou a deputada.

No debate solicitado pela Associação Brasiliense de Pacientes com Reumatismo (Abrapar), a deputada também destacou que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as doenças reumáticas atingem 10% da população mundial e cerca de 20 milhões de brasileiros, com manifestações em pessoas de qualquer idade. São mais de 200 patologias associadas, que afetam ossos, articulações, músculos (incluindo coração, pulmões e rins, entre outros órgãos) e cartilagens.

Sources

Agência Câmara de Notícias