2014-04-11
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Uma equipe do Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz de Minas Gerais, desenvolveu um tipo de exame laboratorial para obter, em poucos minutos, um resultado mais preciso de meningite do que os métodos empregados atualmente.

O teste é feito através da análise do líquido cefalorraqueano para identificar a presença de biomarcadores (determinadas proteínas) que representam a resposta inflamatória do organismo à meningite. Isso permite estabelecer, com precisão, qual agente etiológico da meningite infectou o paciente. De acordo com a equipe, essa informação é importante para o médico decidir a forma de tratamento.

Segundo o pesquisador Roney Coimbra, da Fiocruz Minas, a rapidez na obtenção do diagnóstico é muito importante para o tratamento. "O indivíduo, ao buscar ajuda para uma suspeita de meningite, normalmente está em um estágio avançado da doença. Por isso, o médico precisa decidir logo o que fazer", diz.

Ele acrescenta que, como os testes atuais são imprecisos e inexatos, é necessário um exame que possa ser feito à beira do leito do paciente (chamado de Teste Laboratorial Remoto - TLR) e que forneça um resultado preciso e em poucos minutos.

Sources

Agência de Notícias Fiocruz