2014-02-24
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Cerca de 800 pacientes diabéticos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na cidade de São Paulo, receberam aparelhos para medir, em casa, seus níveis de glicose. Os resultados dos testes de glicemia são monitorados pela Internet por médicos do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do hospital. Quando a taxa estiver alta, o paciente deverá passar por nova consulta e entrar em dieta rígida de controle alimentar.

De maneira geral, o uso do aparelho vai permitir maior controle da glicose fora do ambiente hospitalar, na tentativa de evitar que a doença se agrave e provoque problemas cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira, gangrenas e amputações. Além disso, deve evitar que os pacientes tenham que ir sempre ao hospital em razão de diabetes descompensada.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, a doença afeta mais de 382 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é que o número global de diabéticos aumente para 592 milhões até 2035.
Atualmente, no Brasil, pelo menos 7,4% da população foram diagnosticados com diabetes mellitus, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença é a quarta causa de mortes no país e uma das cinco que mais matam em todo o mundo.

Sources

Saúde Web