2013-02-22
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Pesquisadores da Universidade Aldo Moro, na Itália, desenvolvem uma técnica para permitir que a análise do hálito de uma pessoa possa indicar se ela tem câncer colorretal. Um dos objetivos desse estudo é melhorar os resultados do tratamento de pacientes com tipos de câncer gastrointestinal.

A técnica analisa os chamados compostos orgânicos voláteis, que podem ser identificados no hálito de pacientes com câncer, pois os tecidos com tumores malignos apresentam metabolismo diferente em comparação com as células normais.

Usando equipamentos especiais, os pesquisadores coletaram amostras de hálito de 37 pacientes com câncer colorretal e de 41 saudáveis (grupo controle). Eles já haviam estabelecido quais compostos orgânicos voláteis desejavam medir. Os resultados dos testes mostraram que os níveis detectados dessas substâncias permitiram identificar quem estava doente e quem estava saudável.

“A técnica de recolher amostras de hálito é muito fácil e é não invasiva. Apesar desse método ainda estar em estágios iniciais de estudo, os resultados mostram que pode se tornar uma ferramenta importante para detecta a doença”, explica o médico Donato Altomare, membro da equipe de pesquisadores.

Fonte: LabMedica.es

Sources

LabMedica.es