2011-02-15
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Estudo da Organização Mundial de Saúde - OMS, feito com 147 milhões de pessoas em oito países mostra que a maioria da população que têm níveis elevados de colesterol não se trata ou não sabe que apresenta esse problema. Foram analisados habitantes da Alemanha, Escócia, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Jordânia, México e Tailândia.

Segundo a OMS, esse é o maior trabalho já feito até agora no mundo que mostra a extensão da falta de tratamento para colesterol elevado. Na Tailândia, por exemplo, 78% dos adultos pesquisados nunca tinham feito um exame para identificar se apresentavam o problema, enquanto 53% dos japoneses em idade adulta tinham o diagnóstico de colesterol alto mas não se tratavam. O trabalho foi publicado na edição de fevereiro do Bulletin da OMS.

“Os medicamentos para reduzir o colesterol estão disponíveis em muitos lugares, apresentam bons resultados e são importantes para ajudar a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares no mundo. Apesar disso, a cobertura de medicamentos eficazes para o controle do colesterol elevado continua a ser muito baixa”, diz um dos autores Gregoy Roth, do Instituto para Métrica e Avaliação da Saúde nos Estados Unidos.

Sources