2014-12-12
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes em todo o mundo, anualmente. Com o intuito de diminuir esses números, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) lançou, em 29 de setembro – data em que se comemorou o Dia Mundial do Coração – um aplicativo para computadores e dispositivos móveis que ajuda a medir o risco de desenvolver doenças como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Denominado “Calculadora de Risco Cardiovascular”, o programa permite ao usuário estimar a probabilidade das doenças e, assim, tomar medidas para reduzir esse risco ao longo dos dez anos seguintes. Oferece também dicas para mudança de hábitos e dá ao a opção de “brincar” com alguns ajustes para ver como suas chances de ter um evento cardiovascular mudam se ele modificar qualquer um dos fatores de risco. Está disponível nas versões iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente em www.paho.org/cardioapp.

“O aplicativo foi projetado para oferecer sugestões para quem quer melhorar o condicionamento cardiovascular e o controle de sua condição de saúde. Além disso, pode ser também uma ferramenta para que médicos façam uma avaliação mais ágil da situação de seus pacientes”, afirmou Peter Ordúñez, conselheiro de Doenças Cardiovasculares da Opas. O representante da organização, porém, ressaltou que o aplicativo não pretende substituir o conselho médico.

Sources