2011-09-19
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.
Pesquisadores da Universidade Virginia Commowealth, nos EUA, descobriram um marcador relacionado ao sistema imunológico que pode prever câncer de mama em pacientes com risco de recorrência da doença.

O estudo é o primeiro a usar infiltração de células do sistema imunológico no local do tumor. A partir de amostras de tecido de pacientes com câncer de mama, os pesquisadores descobriram a presença de cinco genes relacionados ao tumor.

“O corpo inicia uma resposta imune quando detecta câncer. Geralmente, há células do sistema imunológico no local do tumor”, diz Masoud Manjili, professor assistente de microbiologia e imunologia e coautor. "Nosso teste difere de outros que procuram uma resposta biológica à presença de câncer porque ele não depende de genes que são expressos pelas células cancerosas.” As amostras foram coletadas de pacientes com a doença e conservadas durante sete anos. De 17 mulheres estudadas, oito apresentaram recidiva em cinco anos e nove permaneceram sete anos livres do câncer. Segundo Manjili, a presença dos cinco genes permitiu prever a recidiva com precisão superior a 85%.

Sources
Science Daily