2014-02-26
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Acidentes cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes em homens e mulheres, e a maior parte desses eventos tende a acontecer pela amanhã.

Esta hipótese é apresentada em uma pesquisa realizada em parceria pelo Hospital Brigham and Women e a Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, ambas nos Estados Unidos.

O estudo aponta que uma possível causa tem relação com o ciclo circadiano — o relógio biológico interno que regula os ritmos do nosso corpo e influencia processos como a digestão, o sono e a renovação celular.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores estudaram 12 voluntários adultos saudáveis, durante duas semanas por meio de um protocolo laboratorial projetado para dessincronizar ritmos diários comportamentais e ambientais. O trabalho se concentrou em avaliar o papel de uma susbstância chamada "ativador de plasminogênio-1 (PAI-1)", que inibe a degradação de coágulos sanguíneos e, portanto, tem papel importante na ocorrência de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral isquêmico.

“Os resultados indicam que o sistema circadiano provoca, pela manhã, um pico na circulação nos níveis de PAI-1, independente de quaisquer influências comportamentais ou ambientais”, explica o pesquisador Steven Shea. Ele diz que são necessárias novas pesquisas para testar se esse ritmo é amplificado, anulado ou deslocado em indivíduos que apresentam maior risco devido à obesidade, diabetes ou doença cardiovascular.

Sources

Science Daily