Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 12 de Julho de 2017.

Muitas das decisões médicas para esclarecer um diagnóstico, planejar um tratamento ou monitorar a resposta a esse tratamento são apoiadas por resultados de exames laboratoriais.

A confiabilidade máxima possível dos resultados é estimulada por normas rigorosas e fiscalizadas pelos órgãos de vigilância sanitária federal, estadual e municipal. Além disso, as sociedades profissionais oferecem e estimulam a participação em programas de controle da qualidade para laboratórios.

No Brasil,

  • Todos os reagentes e aparelhos usados em laboratórios devem ter aprovação e licença da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), incluindo kits diagnósticos, para os quais são avaliadas a capacidade do método de produzir resultados confiáveis e sua utilidade clínica.
  • Cada laboratório é avaliado individualmente pela vigilância sanitária local (municipal ou estadual), que verifica a qualificação do pessoal, as instalações, a aparelhagem e os procedimentos usados em todas as etapas dos exames.
  • Os laboratórios devem executar procedimentos internos de controle da qualidade usando amostras com valores conhecidos normais e patológicos durante a execução dos métodos, para avaliar a qualidade dos resultados. Outros procedimentos de controle da qualidade envolvem controle dos equipamentos, como temperatura de geladeiras, banhos-maria, estufas e também controle dos reagentes utilizados na realização dos exames.
  • Os laboratórios devem participar de programas externos de controle da qualidade, em que uma entidade central envia para diversos laboratórios amostras não ensaiadas para serem avaliadas, sem que o laboratório conheça os resultados. Estes, depois são comparados entre os laboratórios participantes. Um relatório dessa avaliação é enviado para todos os laboratórios que participam do programa.
  • Todos os procedimentos laboratoriais devem ser documentados, desde a coleta das amostras até a entrega dos resultados. Essa documentação deve ficar disponível para ser avaliada pela vigilância sanitária.

Abaixo são descritos alguns conceitos estatísticos usados em laboratório para avaliar a qualidade dos exames. Conceitos análogos são usados na interpretação clínica dos resultados, e podem ser vistos em valores de referência e seu significado. Intervalos de referência - o que significam?.

Accordion Title
About Lab Test Reliability
  • Indicadores de confiabilidade de exames

    São quatro os principais indicadores usados para determinar a confiabilidade dos exames laboratoriais. Dois deles são a precisão e a exatidão. A precisão reflete a capacidade do sistema analítico de reproduzir o resultado quando de sua repetição (reprodutibilidade). A exatidão vai refletir, através da participação em programas externos de controle da qualidade, a proximidade do valor encontrado com o que definimos como valor “verdadeiro”. A precisão é avaliada pela introdução diária do controle interno, e a exatidão pelos resultados do controle externo. Os outros dois indicadores são a sensibilidade e a especificidade, que descrevem a eficiência do exame para diagnosticar ou excluir uma doença.

    A precisão de cada método é monitorada diariamente pelos profissionais de laboratório. A sensibilidade e a especificidade são determinadas em estudos clínicos e são publicadas na literatura médica.

    Exatidão e precisão

    Exatidão e precisão são avaliações estatísticas da variabilidade de um método, e não devem ser confundidas. Um exame pode ser preciso sem ser exato.

    Precisão (ou reprodutibilidade)
    Diz-se que um método é preciso quando análises repetidas da mesma amostra produzem resultados semelhantes. Isso não significa que os resultados estão corretos, apenas que se repetem. Esta condição é avaliada através do controle interno da qualidade, que é introduzido diariamente no sistema analítico do laboratório.

    Graphic example of precision

    Exatidão (ou acurácia)
    Diz-se que um método é exato quando produz resultados próximos do valor verdadeiro da medida, obtido com amostras de valor conhecido, e este valor se revela muito próximo do valor determinado para aquela substância quando analisada através de condições e metodologias que referimos como “padrão ouro”, ou seja, podemos comparar os resultados obtidos com padrões chamados de referência.

    Graphic example of accuracy

    Embora o ideal serja um exame 100% preciso e exato, na prática os instrumentos e as manipulações contribuem para pequenas variações, insignificantes quando da interpretação dos resultados. O grau de precisão e de exatidão de cada exame é monitorado nos laboratórios por procedimentos de controle da qualidade. Pode haver também alguma variação de precisão de exatidão entre diferentes laboratórios, devido a utilização de diferentes instrumentos e métodos.

    Sensibilidade e especificidade

    O médico pede exames para diagnosticar ou monitorar doenças, com base na capacidade inerente do exame de distinguir se o paciente tem ou não a doença suspeitada.

    Sensibilidade
    Sensibilidade é a capacidade do exame de identificar as pessoas que têm uma determinada doença. Por exemplo, se um exame tem uma sensibilidade de 90%, ele identifica 90 pessoas em 100 que têm a doença, e não identifica 10 pessoas em 100 com a doença. Essas 10 pessoas recebem resultados falsos negativos.

    A sensibilidade é importante no diagnóstico de doenças graves. Por exemplo, a pesquisa de anticorpos anti-HIV por ELISA tem uma sensibilidade maior que 99%. Mesmo assim, algumas pessoas podem receber resultados falsos negativos, se forem testadas no início da infecção (menos de seis semanas). Testes mais sensíveis produzem menos resultados falsos negativos.

    Especificidade
    Especificidade é a capacidade de um exame de excluir pessoas que não tem uma doença determinada. Por exemplo, se um exame tem especificidade de 90%, produzirá resultados normais em 90 pessoas em 100 que são saudáveis. Outras 10 pessoas saudáveis receberão resultados falsos positivos. Exames mais específicos produzem menos resultados falsos positivos, o que é importante para evitar tratamentos, despesas e ansiedade desnecessários.

  • Fatores que podem comprometer a qualidade de um exame e o que é feito para evitá-los

    Exames laboratoriais estão sujeitos a muitas influências que podem afetar a integridade da amostra e a exatidão dos resultados. Há três fases do processo em que podem ocorrer influências adversas.

    • fase pré-analítica é o período compreendido entre o pedido do exame até a chegada da amostra ao setor técnico do laboratório, ou seja o setor analítico. É importante destacar que algumas situações pré-analíticas ocorrem dentro do laboratório, como identificação da amostra, identificação do paciente, coleta do material etc.
    • fase analítica descreve os procedimentos usados na análise da amostra no laboratório.
    • fase pós-analítica descreve o que ocorre após a obtenção do resultado e inclui o relatório ao médico que solicitou o exame.

    Atividades pré-analíticas
    Após o médico pedir o exame, existem vários passos para assegurar a chegada de uma amostra aceitável ao laboratório. Nesse período podem ocorrer diversos erros, que são evitáveis com o uso de procedimentos padronizados.

    • Pedido de exame - O médico deve pedir o exame usando um nome ou código correto para aquele exame.
    • Preparação do paciente - O paciente deve receber instruções adequadas sobre dieta, jejum, uso de medicamentos e outros fatores que podem interferir nos resultados.
    • Identificação. O profissional que coleta a amostra deve confirmar a identificação correta do paciente. A amostra deve ser acompanhada de um documento que contém os exames solicitados, os dados do paciente, os dados do médico, a datam, a hora e a identificação do profissional que realizou a coleta.
    • Procedimentos de coleta - Para cada tipo de amostra, há procedimentos de coleta a serem seguidos. Os coletadores são treinados e conhecem todos os passos para a coleta adequada de cada exame.
    • Transporte para o laboratório - Algumas amostras devem ser refrigeradas e outras precisam ser examinadas em um tempo limitado. O transporte ao laboratório deve levar em conta essas necessidades.

    Podem ser usados sistemas automatizados para emitir pedidos e minimizar erros de pedidos de exames e coleta de amostras. Esses sistemas emitem rótulos automáticos para amostras, que incluem códigos de barra para identificação e rastreamento, e podem fornecer informações adicionais sobre coleta, manipulação, transporte e armazenamento das amostras. Com frequência, são usadas duas identificações diferentes, uma para o paciente e outra para as amostras.

    Atividades analíticas
    Muitos procedimentos de exames usam analisadores automáticos, diminuindo a probabilidade de erro humano. Tecnologias integradas de computação garantem a identificação correta da amostra, o procedimento do exame e o relatório. Além disso, os instrumentos incorporam sistemas de controle que detectam mau funcionamento ou outras discrepâncias, chamando a atenção do pessoal do laboratório.

    Em todas as atividades analíticas são usados procedimentos de controle e garantia da qualidade:

    • Instrumentos são calibrados e testados de acordo com protocolos de controle da qualidade, manutenção e operação.
    • Reagentes têm prazos de validade, e sua qualidade é testada durante o processo do exame.
    • O pessoal do laboratório tem educação e treinamento especializados. Muitos necessitam de qualificação universitária para exercer determinadas atividades.

    Atividades pós-analíticas
    Após o exame ficar pronto, o resultado deve ser comunicado, encaminhado ao médico ou entregue ao paciente para que ele possa levá-lo ao médico assistente.

    • O relatório deve ser encaminhado ao médico que solicitou o exame ou a outro médico identificado para diagnosticar e tratar o paciente.
    • Para a maioria dos exames há um tempo esperado para os resultados, que pode variar de minutos a semanas. Esse tempo com frequência é monitorado como parte do programa de garantia da qualidade. É chamado pelo laboratório de Tempo Total de Atendimento, pois alguns exames exigem um tempo maior para a sua realização, pela complexidade das análises.
    • Intervalos de referência. Os relatórios devem incluir uma base para interpretação dos resultados para cada exame. Entre os laboratórios podem ser observadas variações dos resultados dentro desses intervalos, devido a diferenças dos sistemas analíticos de cada laboratório e, também, dos métodos utilizados. Os resultados devem ser interpretados com conhecimento de fatores relativos ao paciente, como variações biológicas, gênero, idade e estado clínico, uso de medicamentos, exercícios, estilo de vida etc. Quando é preciso realizar várias vezes um exame específico para monitorar um paciente, o uso do mesmo laboratório dá maior consistência ao plano de tratamento, uma vez que ele está sendo repetido dentro das mesmas condições analíticas.
    • Limites críticos. Cada laboratório tem um sistema de relatório imediato para o médico quando encontra resultados que refletem uma situação grave ou com risco de vida.

    A maioria dos resultados laboratoriais é gerenciada por um complexo sistema computadorizado, que geralmente é capaz de enviar relatórios diretamente para o médico por e-mail ou fax. Esses computadores acompanham pedidos, informações pré-analíticas e procedimentos de controle de qualidade, avisam a equipe sobre achados inesperados, como valores críticos, emitem relatórios e armazenam todos os dados dos exames.

    Aqui está um exemplo de um relatório laboratorial contendo os elementos descritos acima

  • Meu médico quer que eu repita o exame. Por quê?

    O médico avalia todos os achados relevantes – história pessoal e familiar, exame físico, sinais e sintomas e resultados dos exames, antes de estabelecer um diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento. Por causa da complexidade da fisiologia humana e da resposta às doenças, nenhum diagnóstico é feito com base em um único exame laboratorial.

    graphic diagram of information sources in diagnostic process

    Como o mostra o diagrama, resultados de exames são parte das informações consideradas pelo médico. Quando um resultado é anormal ou inesperado, podem ser necessárias informações adicionais ou repetição do exame. Em algumas situações, a evolução clínica pode não ser evidente para tornar o exame importante, como, por exemplo, um teste de gravidez falso negativo feito logo após a concepção.

    O que eu devo fazer?

    As pessoas podem fazer ou deixar de fazer coisas que afetam os resultados de exames laboratoriais.

    • O médico ou o profissional do laboratório deve discutir com o paciente a preparação para evitar interferências nos exames. Em alguns casos, é necessário um período de jejum ou evitar certos alimentos ou atividades físicas. Siga as instruções com cuidado.
    • Como os resultados dos exames podem ser afetados por medicamentos, vitaminas e outras substâncias, é importante informar seu uso ao médico e, principalmente, ao laboratório, se for realizar algum exame.

    Se o resultado do exame for inesperado, algumas questões devem ser discutidas com o médico:

    1. O resultado é consistente com os sinais e sintomas?
    2. Qual é a frequência de resultados falsos negativos ou falsos positivos para o exame?
    3. O tratamento em consideração justifica uma repetição do exame?
    4. Há alguma razão para dúvidas nos resultados?
    5. Valeria a pena pedir uma outra opinião?
  • Conclusão

    Exames laboratoriais são conduzidos com análises estatísticas rigorosas, controles da qualidade e supervisão abrangente, e são um componente importante dos recursos médicos diagnósticos. Entretanto, são mais confiáveis quando usados junto com outros dados clínicos significativos.

    O diagnóstico é o resultado da análise de muitos dados, e nunca deve se basear em apenas um, para evitar diagnósticos inadequados e tratamentos desnecessários. Dê informações completas a seu médico, siga com rigor as instruções e comunique a ele ou ao coletador do laboratório qualquer exceção.

  • Fontes do artigo

    NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

    Forsman, Rodney. The Value of the Laboratory Professional in the Continuum of Care. Clinical Leadership & Management Review. November/December 2002. Pp. 370-373.

    Otto CN. "Identification of criteria for a report card to evaluate clinical laboratory testing services." CLMR 16(1):7-16, 2002.

    Nowakowski R (1992). “A Review of Theoretical and Practical Aspects of Clinical Laboratory Testing. Optometry Clinics. Vol. 2; issue 1: pp. 1-14.

    Oppenheim IA (1972). Textbook for Laboratory Assistants. CV Mosby Co., Saint Louis: p. 20.

    Barnett RN (1971). Clinical Laboratory Statistics. Little, Brown and Co., Boston: P. 9.

    Hood W. (1980). A-Z of Clinical Chemistry. Halsted Press, New York: pp. 2 and 291.

    Stiene-Martin EA, Lotspeich-Steininger CA, Koepke JA, eds. (1998). Clinical Hematology: Principles, Procedures, Correlations. Lippincott-Raven Publishers, Philadelphia: Pp. 565-576.

    The Johns Hopkins Consumer Guide to Medical Tests (2001). Margolis S, editor. Medletter Associates, Inc., New York: P. 36.

    Fernandes JJ (December 1991). “Realistic Expectations of Laboratory Testing.” Journal of the American Osteopathic Association. Vol. 91; issue 12: Pp. 1223 and 1228.

    Wurman S (2001). Diagnostic Tests for Women. TOP, Newport, RI: P. 3.

    Goldmann DR (1999). American College of Physicians Complete Home Medical Guide. Dorling Kindersley Ltd., New York: P. 213.

    Woods MA (1994). The Clinical Medical Assistant. WB Saunders Co, Philadelphia: Pp. 183-187.

    Abbott Laboratories, product insert, aHIVAB. Available online at http://www.abbottdiagnostics.com/getPDF.cfm?controlNumber=344038 through http://www.abbottdiagnostics.com.

    Diagnostics Enable Medical Information Age; Improving Health Care Decisions. Presentation by AdvaMed to the House of Representatives, May 11, 2006. Available online at http://www.advamed.org/publicdocs/news_event_ald_act2006.shtml through http://www.advamed.org.

    American Society of Clinical Pathologists. “Lab Facts.” Available online at http://www.ascp.org/general/labweek/guidefacts.asp through http://www.ascp.org. Accessed 3/1/02.

    Mayo Foundation for Medical Education (October 25, 2000). “Headline Watch: Colorectal Cancers and DNA Testing.” Available online through http://www.mayoclinic.com. Accessed 3/6/02.

    Mayo Foundation for Medical Education (January 23, 2001). “Pap Smear: Simple, Lifesaving Test.” Available online through http://www.mayoclinic.com. Accessed 3/6/02.