Também conhecido como
GH
HGH
Nome formal
Hormônio do crescimento
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 26 de Junho de 2023.
De relance
Por que fazer este teste?

Para ajudar a diagnosticar a deficiência de hormônio do crescimento (GH) ou, menos comumente, o excesso de hormônio do crescimento; avaliar a função hipofisária e para monitorar a eficácia do tratamento para o excesso de GH. 

Quando fazer este exame?

Quando uma criança tem crescimento lento, baixa estatura e atraso no desenvolvimento motor ou, às vezes, quando um adulto apresenta diminuição da densidade óssea e/ou força muscular e níveis elevados de lipídios no sangue que podem estar relacionados à deficiência do hormônio do crescimento.

Além disso, quando uma criança ou adulto apresenta sinais e sintomas sugestivos de excesso de hormônio do crescimento, que podem causar duas condições raras, gigantismo e acromegalia, respectivamente; quando há suspeita de um distúrbio hipofisário e outros níveis de hormônio hipofisário são anormais. 

Amostra:

Pode ser feita em uma única amostra de sangue (dosagem única) ou com várias amostras coletadas após estresse medicamentoso (por exemplo clonidina ou insulina) em forma de curva, também chamado de teste funcional.

 

É necessária alguma preparação?

Converse com seu médico e siga todas as instruções que receber (como jejuar, por exemplo), a fim de se preparar para o exame. 

O que está sendo pesquisado?

O hormônio do crescimento (GH) é um hormônio essencial para o crescimento e desenvolvimento normais das crianças. Promove o crescimento ósseo linear adequado desde o nascimento até a puberdade. Tanto em crianças quanto em adultos, o hormônio do crescimento ajuda a regular a taxa na qual o corpo produz energia a partir dos alimentos (metabolismo) e produz lipídios, proteínas e glicose (açúcar). Também ajuda a regular a produção de glóbulos vermelhos e massa muscular.

O hormônio do crescimento é produzido pela hipófise, uma pequena glândula localizada na base do cérebro. Normalmente é liberado no sangue em pulsos ao longo do dia e da noite com picos que ocorrem principalmente durante a noite. Por causa disso, uma única medição do nível de GH no sangue é difícil de interpretar e geralmente não é clinicamente útil, visto que o valor de GH será maior se a amostra for coletada durante um pulso e menor se for coletada durante um período entre os pulsos.

Portanto, procedimentos chamados de testes de estimulação e supressão do hormônio do crescimento são usados com mais frequência para diagnosticar condições causadas por deficiência ou excesso de GH. Esses testes são avaliados em conjunto com sinais e sintomas do paciente e com níveis séricos de fator de crescimento (ou seja, fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) e proteína de ligação do fator de crescimento semelhante à insulina).

 

Deficiência de GH

Algumas crianças têm deficiência de GH no nascimento (congênita), mas algumas podem desenvolver uma deficiência mais tarde devido, por exemplo, a uma lesão cerebral ou tumor. Essas condições podem afetar a glândula pituitária, causando uma diminuição na função pituitária, resultando em uma produção reduzida de hormônios hipofisários (hipopituitarismo). Às vezes, a causa da deficiência não é conhecida, uma categoria chamada de “idiopática”.

Em adultos, o hormônio do crescimento desempenha um papel na regulação da densidade óssea, massa muscular e metabolismo de glicose e lipídios. Também pode afetar a função cardíaca e renal. As deficiências podem começar na infância ou se desenvolver na idade adulta. Uma deficiência pode se desenvolver, por exemplo, devido a danos na glândula pituitária causados por traumatismo craniano, tumor cerebral, cirurgia ou tratamento com radiação. Isso pode resultar em uma diminuição dos hormônios hipofisários (hipopituitarismo).

 

Excesso de GH

O excesso de GH é mais frequentemente devido a um tumor hipofisário (geralmente benigno) que produz GH.

Excesso de GH em crianças pode fazer com que os ossos longos continuem a crescer além da puberdade, resultando em uma condição extremamente rara, o gigantismo, podendo a chegar a altura de 2 metros ou mais. O excesso de GH também pode levar a sintomas como fraqueza generalizada, puberdade tardia, dores de cabeça e fácies características, com aspereza da pele e contornos faciais mais grosseiros. Tumores hipofisários que liberam excesso de hormônio do crescimento podem causar perda de visão se crescerem muito.

O excesso de GH em adultos pode levar a uma condição rara, a acromegalia, marcada não pelo alongamento ósseo, mas pelo espessamento ósseo. Embora sintomas como espessamento da pele, sudorese, fadiga, dores de cabeça e dores nas articulações possam ser sutis no início, o aumento dos níveis de GH pode levar a mãos e pés aumentados, ossos faciais aumentados, síndrome do túnel do carpo e órgãos internos anormalmente aumentados. O excesso de GH também pode causar manchas na pele e pólipos intestinais.

Frequentemente, o tumor hipofisário causador do excesso pode ser removido cirurgicamente e/ou tratado com drogas ou radiação. Na maioria dos casos, isso fará com que os níveis de GH e IGF-1 retornem aos níveis normais ou quase normais.

Se não forem tratados, tanto a acromegalia quanto o gigantismo podem levar a complicações como diabetes tipo 2, aumento do risco de doenças cardiovasculares, pressão alta, artrite e, em geral, diminuição da expectativa de vida.

 

Como a amostra é coletada para o teste?

O hormônio do crescimento é liberado em pulsos, sendo assim, uma única medição do nível sanguíneo normalmente não é clinicamente útil. Portanto, os níveis de hormônio do crescimento são geralmente medidos usando procedimentos de supressão ou estimulação do hormônio do crescimento. Após um jejum de 08 a 12 horas, uma amostra de sangue é coletada de uma veia do braço. Em seguida, sob supervisão médica, é realizado o procedimento de supressão ou estimulação. Isso pode envolver o uso de uma infusão intravenosa (IV). Amostras de sangue são então retiradas de uma veia em intervalos cronometrados.

Às vezes, uma única amostra de sangue é coletada após um jejum e repouso ou após um período de exercício extenuante.

 

É necessária alguma preparação para garantir a qualidade da amostra?

Siga todas as instruções que lhe forem dadas. Na maioria dos casos, você deve estar em jejum. Descanso ou exercício extenuante por um período de tempo antes da coleta pode ser necessário.

Crianças e pré-adolescentes podem precisar de um preparo com esteroides sexuais por alguns dias antes do exame, visando reduzir o número de respostas de GH falsamente baixas à estimulação. O profissional de saúde que está solicitando o teste de GH deve fornecer aos pais da criança uma receita para tais medicamentos. Alguns profissionais de saúde também prescrevem propranolol antes do teste para reduzir o número de respostas de GH falsamente baixas à estimulação.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    O exame de hormônio do crescimento (GH) é usado principalmente para ajudar a diagnosticar a deficiência do hormônio do crescimento e para ajudar a avaliar a função da glândula pituitária, geralmente no contexto de acompanhamento ou investigação de anormalidades de outros hormônios hipofisários. 

    O teste de GH também é usado para detectar excesso de GH e para ajudar a diagnosticar e monitorar o tratamento de acromegalia e gigantismo.

    O hormônio do crescimento é liberado em pulsos, portanto, uma única medição do nível sanguíneo normalmente não é clinicamente útil. Portanto, testes para a supressão ou estimulação da liberação do hormônio do crescimento pela hipófise geralmente são feitos.

    Os testes de estimulação de GH ajudam a diagnosticar a deficiência de GH e o hipopituitarismo. Para um teste de estimulação, uma amostra de sangue é coletada após 10-12 horas de jejum. Então, sob rigorosa supervisão médica, você recebe uma solução intravenosa de uma substância que normalmente estimula a liberação de GH pela hipófise. Amostras de sangue são então coletadas em intervalos cronometrados e os níveis de GH são testados em cada um para ver se a glândula pituitária foi estimulada a produzir os níveis esperados de GH. Como o exercício normalmente causa um aumento no GH, o exercício vigoroso também pode ser usado como estimulante para a liberação do GH.
    Os testes de supressão de GH ajudam a diagnosticar o excesso do hormônio, determinando se a produção de GH está sendo suprimida pelo alto nível de açúcar no sangue. Para um teste de supressão, uma amostra de sangue é coletada após 10-12 horas de jejum. Em seguida, você recebe uma solução padrão de glicose (baseada no peso em crianças ou padrão de 100 gramas de glicose em adultos) para beber. Após, amostras de sangue são coletadas em intervalos de tempo determinados para avaliar se a glândula pituitária (e consequentemente a produção de GH) é suficientemente suprimida pela dose de glicose.


    Outros testes que podem ser feitos incluem:

    • IGF-1 – o hormônio do crescimento estimula a produção do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1). O IGF-1 é um hormônio que realiza muitos dos efeitos do GH e ajuda a promover o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos e tecidos. No entanto, ao contrário do GH, seu nível é estável no sangue ao longo do dia. Isso torna o IGF-1 um indicador útil dos níveis médios de GH e o teste de IGF-1 é frequentemente usado para ajudar a avaliar a deficiência ou excesso de GH.
    • IGFBP3 – o hormônio do crescimento também estimula a produção de IGFBP3 (proteína de ligação do fator de crescimento semelhante à insulina 3). O nível circulante dessa proteína também é usado como medida da ação/atividade do hormônio do crescimento e é especialmente útil em crianças com menos de 3 anos de idade.

    O teste de supressão de GH e o teste de IGF-1 também podem ser usados para monitorar o tratamento de um tumor hipofisário que produz excesso de GH. Se um tumor for localizado, os níveis de GH e IGF-1 podem ser medidos após a remoção do tumor para determinar se todo o tumor foi removido com sucesso. Os testes podem ser solicitados em intervalos regulares durante anos para monitorar a produção de GH e detectar a recorrência do tumor.

  • Quando o exame é pedido?

    O teste de estimulação de GH é solicitado para uma criança com sinais e sintomas de deficiência de hormônio do crescimento, como:

    • Uma taxa de crescimento que diminui na primeira infância; 
    • Estatura mais baixa do que outras crianças da mesma idade cronológica, apesar do ganho de peso normal ou aumentado; 
    • Puberdade tardia; 
    • Desenvolvimento ósseo retardado (visto em raios-X)

    O teste de estimulação pode ser solicitado para um adulto quando há sinais e sintomas de deficiência de hormônio do crescimento e/ou hipopituitarismo, como:

    • Diminuição da densidade óssea; 
    • Fadiga; 
    • Alterações lipídicas severas, como colesterol alto; 
    • Tolerância ao exercício reduzida

    Outros testes hormonais, como exames de tireoide, geralmente são feitos primeiro para descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes. A deficiência de GH é rara em crianças e adultos.

    O teste de supressão de GH não é comumente solicitado, mas pode ser feito quando crianças ou adultos apresentam sinais e sintomas de excesso de GH (gigantismo e acromegalia).

    Os testes de GH e a dosagem de IGF-1 podem ser solicitados em intervalos regulares por muitos anos para monitorar o excesso de GH.

  • O que significa o resultado do exame?

    Teste de estimulação de GH

    Se os níveis de GH não são significativamente estimulados durante um teste de estimulação de GH (eles permanecem mais baixos do que deveriam) e você tem sinais e sintomas de deficiência de hormônio do crescimento (incluindo baixo IGF-1 e/ou IGFBP3), então é provável que você tenha uma deficiência de GH que seu médico pode tratar.

    Se o seu nível de TSH e/ou T4 livre (hormônios tireoidianos) for anormal, isso provavelmente será tratado primeiro, pois os distúrbios da tireoide podem causar sintomas semelhantes à deficiência do hormônio do crescimento. O teste de deficiência de GH não deve ser realizado até que sua função tireoidiana tenha sido avaliada. Se o hipotireoidismo estiver presente em uma criança, ele deve ser tratado e a taxa de crescimento da criança avaliada antes que o teste de GH seja considerado.

    Excluindo causas tireoidianas, um teste alterado de estimulação de GH pode significar hipopituitarismo e/ou uma diminuição mais geral da função pituitária, o que deve ser acompanhado por um médico e complementado com outros exames diagnósticos.  

    As crianças diagnosticadas com deficiência de GH que receberam tratamento com Somatotropina durante a infância precisarão ser testadas novamente quando concluírem o crescimento.

     

    Teste de supressão de GH

    Se seus níveis de GH não forem significativamente suprimidos durante um teste de supressão de GH (eles permanecem mais altos do que deveriam) e você tiver sinais e sintomas de excesso de GH (gigantismo ou acromegalia) e um alto nível de IGF-1 (se medido), então provavelmente você está produzindo muito GH. Nesse caso, comumente é realizado um exame de imagem (geralmente ressonância magnética) para avaliar a presença de um tumor hipofisário como causa (geralmente benigno). Se você estiver sendo monitorado após o tratamento bem-sucedido de um tumor, o aumento do GH pode indicar uma recorrência.

  • Quais outros exames podem ser solicitados?

    Outros exames de sangue que podem ser usados para avaliar a função da glândula pituitária incluem prolactina, T4 livre ou T4 total, TSH, cortisol, FSH, LH e/ou testosterona. Esses exames geralmente são realizados antes do teste de GH para garantir que estejam normais e/ou controlados com medicação antes que o teste de GH seja feito. Por exemplo, o hipotireoidismo deve ser tratado antes do teste de deficiência de GH em crianças; caso contrário, um resultado de GH falsamente baixo pode ser visto.

    Outros testes, como a proteína de ligação do fator de crescimento semelhante à insulina 3 (IGFBP-3), às vezes são solicitados para ajudar a avaliar a produção de GH.

  • Como são tratadas as alterações de GH?

    Níveis anormais de GH geralmente podem ser tratados uma vez que as causas são identificadas.

    O GH sintético está disponível para tratar deficiências.
    Combinações de cirurgia, medicação e radiação podem ser usadas para tratar tumores hipofisários que causam excesso de GH.
    É importante identificar o excesso ou deficiência de GH o mais rápido possível para bons resultados. Se não for tratada, uma criança com deficiência de GH continuará a ter uma baixa estatura em comparação com seus pares. Da mesma forma, as alterações no crescimento ósseo associadas ao gigantismo e à acromegalia são permanentes.

    Podem haver complicações a longo prazo como consequência de anormalidades do GH. A acromegalia, por exemplo, pode causar pólipos no cólon (aumentando o risco de desenvolver câncer de cólon), diabetes, pressão alta e problemas de visão. Se um tumor hipofisário danifica permanentemente as células pituitárias, podem ser necessárias múltiplas terapias de reposição hormonal. O aumento do crescimento ósseo também pode levar a acometimento de nervos periféricos (síndrome do túnel do carpo), artrite e ossos frágeis.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Fatores que podem interferir no teste de GH incluem:

    Há drogas que podem aumentar o GH (por exemplo, anfetaminas, arginina, dopamina, estrogênios, glucagon, histamina, insulina, levodopa, metildopa e ácido nicotínico) e outras que podem diminuir os níveis de GH (por exemplo, corticosteróides e fenotiazinas). 
    Deve-se notar que a maioria dos casos de baixa estatura não se deve a deficiências de GH, mas sim a características familiares, uma variedade de doenças e condições e a outros distúrbios genéticos.

    Raramente, uma pessoa pode ter sintomas associados à deficiência de GH, mas níveis de GH normais ou elevados devido a uma resistência hereditária ao GH. Em casos de resistência ao GH, enquanto os níveis de GH são altos, os níveis de IGF-1 são baixos.

  • Quais outras condições são tratadas com reposição de GH?

    Além da deficiência do hormônio do crescimento (DGH), as crianças podem ser tratadas com reposição do hormônio do crescimento se apresentarem:

    • Doença renal crônica; 
    • Síndrome de Prader Willi; 
    • síndrome de Turner; 
    • Síndrome de Noonan;
    • Bebê pequeno para a idade gestacional, com falha na recuperação do crescimento ao longo da infância; 
    • Baixa estatura idiopática
  • Por que o GH é testado em atletas?

    O hormônio do crescimento promove o crescimento muscular em adultos, por isso pode ser tomado por alguns adultos como uma droga para melhorar o desempenho. O GH ou IGF-1 é dosado em atletas quando estes estão sendo testados para avaliar o uso de drogas que melhoram o desempenho.  

Referências

Growth Hormone (Blood). University of Rochester Medical Center. Available online at https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=167&contentid=growth_hormone_blood. Accessed October 2019.

Growth Hormone Stimulation Test (Outpatient). Nationwide Children’s Hospital. Available online at https://www.nationwidechildrens.org/family-resources-education/health-wellness-and-safety-resources/helping-hands/growth-hormone-stimulation-test-outpatient. Accessed October 2019.

Growth Hormone Suppression Test. MedlinePlus. Available online at https://medlineplus.gov/ency/article/003376.htm. Accessed October 2019.

Insulin-Like Growth Factor. University of Rochester Medical Center. Available online at https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=167&contentid=insulin_like_growth_factor. Accessed October 2019.

Thyroid Function Tests. American Thyroid Association. Available online at https://www.thyroid.org/thyroid-function-tests/. Accessed October 2019.

Tests for Pituitary Tumors. American Cancer Society. Available online at https://www.cancer.org/cancer/pituitary-tumors/detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html. Accessed October 2019.

Growth Hormone Deficiency. National Organization for Rare Disorders. Available online at https://rarediseases.org/rare-diseases/growth-hormone-deficiency/. Accessed October 2019.

Acromegaly. National Institute of Diabetes and Digestive Diseases. Available online at https://www.niddk.nih.gov/health-information/endocrine-diseases/acromegaly. Accessed October 2019.

(June 7, 2013) Growth Hormone. Medscape. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/2089136-overview#a2. Accessed October 2019.

Collett-Solber PF, et al. Diagnosis, Genetics, and Therapy of Short Stature in Children: A Growth Hormone Research Society International Perspective. Horm Res Paediatr. 2019 Sep 12:1-14. doi: 10.1159/000502231. [Epub ahead of print]

Melmed S. Pathogenesis and Diagnosis of Growth Hormone Deficiency in Adults. N Engl J Med. 2019 Jun 27;380(26):2551-2562. doi: 10.1056/NEJMra1817346.

Molitch ME, et al., Evaluation and treatment of adult growth hormone deficiency: an Endocrine Society clinical practice guideline. J Clin Endocrinol Metab. 2011 Jun;96(6):1587-609. doi: 10.1210/jc.2011

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

Sadovsky, R. (2002 August 6). Are We Ready for Growth Hormone Therapy in Adults? American Family Physician, Tips form other journals [On-line journal]. Available online at https://www.aafp.org/afp/20021115/tips/10.html.

Growth Hormone (Human Growth Hormone, HGH, Somatotropin). ARUP’s Guide to Clinical Laboratory Testing (CLT) [On-line test information]. Available online at https://www.aruplab.com/guides/clt/tests/clt_a244.htm.

Growth Hormone Information. The Hormone Foundation [On-line information]. Available online at https://www.hormone.org/learn/growth.html.

(2002 November 12, Updated). Growth hormone no fountain of youth, study suggests. LaurusHealth.com, Today’s Headlines [Online information from Reuters Health]. Available online at https://www.laurushealth.com/healthnews/reuters//NewsStory111220023.htm.

Growth hormone tests. Hendrick Health System, AccessMed [On-line information]. Available online at https://www.hendrickhealth.org/healthy/00049860.html.

Ruppe, M., Reviewed (2002 February 23, Reviewed). Growth hormone. Pennhealth.com Health Illustrated Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.pennhealth.com/ency/article/003706.htm.

Spengler, R. (2001 April 9, Updated). Growth Hormone. LaurusHealth.com, Medical Tests [On-line information]. Available online through https://www.laurushealth.com.

AACE Clinical Practice Guidelines for Growth Hormone Use in Adults and Children. Available for download at https://www.aace.com/clin/guidelines/hgh.pdf.

Bernal-Mizrachi, C., Updated (2001 June 2, Updated). Growth hormone stimulation test. MedlinePlus Health Information [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003377.htm.

Bernal-Mizrachi, C., Updated (2001 June 1, Updated). Growth hormone suppression test. MedlinePlus [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003376.htm.

Ruppe, M. (2002 February 23, Updated). Growth hormone. MedlinePlus [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003706.htm.

Health Resources: Neurosurgery://On-call (2000 February). Understanding Pituitary Tumors. Patient Resources, Disorder of the Month, Pituitary Tumors Feature Article [On-line information]. Available online at https://www.neurosurgery.org/health/patient/detail.asp?DisorderID=19.

Pituitary Overview and Acromegaly. The Hormone Foundation [On-line information]. Available online at https://www.hormone.org/learn/pituitary_1.html.

Anterior Pituitary Function. The Merck Manual of Diagnosis and Therapy [On-line information]. Available online at https://www.merck.com/pubs/mmanual/section2/chapter6/6c.htm.

Bisp, K. (2001 September 13). Testing the integrity of the system – Growth potential and excess. Society for Endocrinology, Endocrine Nurses Training Course [On-line information]. Available online at https://www.endocrinology.org/sfe/training/ent01/ent01_bis.htm.

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference, 8th Edition. Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp. 506 – 510.

Clarke, W. and Dufour, D. R., Editors (2006). Contemporary Practice in Clinical Chemistry. AACC Press, Washington, DC. Grenache, D. and Willis, M., Chapter 31 Hypothalamic, Pituitary, and Gonadal Disorders. Pp. 351 – 363.

Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. Pp. 502 – 510.

Hurd, R. (2006 March 8, Updated). Growth Hormone. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003706.htm. Accessed on 7/21/07.

Van Voorhees, B. (2006 June 13, Updated). Growth hormone deficiency. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001176.htm. Accessed on 7/21/07.

Hurd, R. (2006 March 13, Updated). Growth hormone stimulation test. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003377.htm. Accessed on 7/21/07.

Hurd, R. (2006 March 13, Updated). Growth hormone suppression test. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003376.htm. Accessed on 7/21/07.

(2007 April). Acromegaly. NIDDK. NIH Publication No. 02-3924 [On-line information]. Available online at https://www.niddk.nih.gov/health/endo/pubs/acro/acro.htm. Accessed September 2007.

Leukemia and Lymphoma Society. Fact Sheet: Long Term and Late Effects of Treatment for Blood Cancers [Online information]. Available for download through https://www.leukemia-lymphoma.org. Accessed October 2007.

William E. Winter, MD, FACB. Testing.com adjunct board member.

Eckman, A. (Updated 2010 April 20). Growth hormone test. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003706.htm. Accessed October 2010.

(© 1995-2010). Unit Code 8688: Growth Hormone, Serum. Mayo Clinic, Mayo Medical Laboratories [On-line information]. Available online at https://www.mayomedicallaboratories.com/test-catalog/Clinical+and+Interpretive/8688. Accessed October 2010.

Meikle, W. and Roberts, W. (Updated 2010 May). Growth Hormone Deficiency. ARUP Consult [On-line information]. Available online at https://www.arupconsult.com/Topics/GrowthHormone.html?client_ID=LTD. Accessed October 2010.

(© 2010). Growth Disorders Treatment Options, The Hormone Foundation [On-line information]. Available online at https://www.hormone.org/Growth/treatment.cfm. Accessed October 2010.

Savage, M. et. al. (2010 June 23). The Continuum of Growth Hormone–IGF-I Axis Defects Causing Short Stature: Diagnostic and Therapeutic Challenges. Medscape Today from Clin Endocrinol. 2010;72(6):721-728. [On-line information]. Available online at https://www.medscape.com/viewarticle/722763. Accessed October 2010.

Pagana, K. D. & Pagana, T. J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 506-508.

Wu, A. (© 2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, 4th Edition: Saunders Elsevier, St. Louis, MO. Pp 502-503.

Kronenberg, H. et. al. (© 2008). Williams Textbook of Endocrinology, 11th Edition: Saunders Elsevier, Philadelphia, PA. Pp 857-863.

Rosenbloom, Arlan L. Sex Hormone Priming for Growth Hormone Stimulation Testing in Pre- and Early Adolescent Children Is Evidence Based. Horm Res Paediatr 2011;75:78–80.

Updated 2012 April 6). Acromegaly. National Endocrine and Metabolic Diseases Information Service. [On-line information]. Available online at https://www.endocrine.niddk.nih.gov/pubs/acro/acro.aspx. Accessed August 2014.

Topiwala, S. (Updated 2012 May 31). Growth hormone test. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003706.htm. Accessed August 2014.

Hammami, M. (Updated 2013 June 7). Growth Hormone. Medscape Drugs & Diseases [On-line information]. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/2089136-overview. Accessed August 2014.

Diaz-Thomas, A. et. al. (Updated 2014 May 12)). Gigantism and Acromegaly. Medscape Drugs & Diseases [On-line information]. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/925446-overview. Accessed August 2014.

Rosenbloom, A. and Guevara-Aguirre, J. (Updated 2014 January 23). Growth Hormone Resistance. Medscape Drugs & Diseases [On-line information]. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/922902-overview. Accessed August 2014.

van Bunderen, C. et. al. (2014). Efficacy and Safety of Growth Hormone Treatment in Adults With Growth Hormone Deficiency A Systematic Review of Studies on Morbidity. Medscape News from Clin Endocrinol. 2014;81(1):1-14. [On-line information]. Available online at https://www.medscape.com/viewarticle/827774. Accessed August 2014.

Meikle, A. W. (Updated 2014 January). Growth Hormone Deficiency. ARUP Consult [On-line information]. Available online at https://www.arupconsult.com/Topics/GrowthHormone.html?client_ID=LTD#tabs=0. Accessed August 2014.

(June 7, 2013) Hammami, M. Growth Hormone. Medscape Reference. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/2089136-overview#a30. Accessed September 2014.

Eledrisi, MS. Growth Hormone Deficiency. Medscape. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/120767-overview. Accessed March 2015.

Kemp, S. Pediatric Growth Hormone Deficiency. Available online at https://emedicine.medscape.com/article/923688-overview. Accessed March 2015.