2010-08-11
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Doença infecciosa que deixa sequelas em seus portadores, a toxoplasmose é transmitida pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita que pode ser encontrado em fezes de gatos e na carne de porco ou de carneiro.

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), identificou uma nova organela - um tipo de formação celular - no parasita que vai permitir atuar diretamente nele, sem provocar muitos efeitos colaterais no paciente. Com isso, os pesquisadores acreditam que a descoberta vai ajudar a desenvolver novos medicamentos e vacinas contra a doença.

Os tratamentos contra a toxoplamose ainda são limitados, principalmento em estágios mais avançados, e costumam provocar efeitos colaterais no paciente.

Segundo um dos autores da pesquisa, o professor Kildare Miranda, o perigo nessa doença é a facilidade com que ocorre a contaminação - pela água ou alimentos contaminados. Geralmente não apresenta sintomas em adultos, mas pode provocar cegueira em alguns casos. Ele acrescenta que ela pode se tornar uma doença crônica em até 1/3 da população mundial.

 

Sources
Boletim Olhar vital/UFRJ