O que está sendo pesquisado?
A bilirrubina é um pigmento amarelado, produto da degradação do heme, uma parte da presente nas hemácias.
As hemácias circulam no sangue durante cerca de 120 dias, sendo então destruídas. A hemoglobina liberada no sangue é então degradada, resultando na bilirrubina, a qual é liberada no sangue em uma forma simples, pouco solúvel, chamada ou bilirrubina indireta, que é transportada no sangue ligada à . No fígado, a bilirrubina indireta é ligada a um açúcar, formando a ou direta, a qual é solúvel em água e é excretada como componente da no início do intestino delgado (duodeno). No intestino, a maior parte da bilirrubina conjugada é reabsorvida e o restante é metabolizado por bactérias intestinais dando às fezes sua cor característica.
Níveis mais elevados da bilirrubina no sangue ocorrem quando há aumento da destruição de hemácias (anemias hemolíticas), doenças hepáticas que prejudicam a conjugação e a excreção da bilirrubina, ou obstruções das vias biliares, impedindo a secreção de bile no intestino. A elevação dos níveis no sangue induz uma coloração amarelada característica na pele e nas membranas mucosas, chamada .
A bilirrubina é medida no sangue e os resultados em geral são expressos como bilirrubina total, bilirrubina direta (conjugada) e bilirrubina indireta (diferença entre a total e a direta).
A urinálise de rotina também realiza a pesquisa de bilirrubina na urina. A bilirrubina não é um componente da urina normal, mas pode ser detectada nesta quando estão altos os níveis sanguíneos de bilirrubina conjugada.