Cover Image
Notícia PALC
2023-02-03
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 13 de Abril de 2023.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) iniciou o processo para revisão e atualização da norma do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC). O documento é atualizado a cada 4 anos e a primeira etapa é receber contribuições e sugestões de melhorias de especialistas e profissionais atuantes no setor de Medicina Laboratorial. As contribuições serão recebidas até o dia 15/05/2023, por meio de formulário online.

Segundo o Diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, Guilherme Oliveira, a previsão é de que a nova norma seja lançada durante o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e comece a ser aplicada nos laboratórios a partir de 2025. “A revisão e atualização da norma é um grande diferencial do PALC. Além das contribuições, serão analisadas as principais normas internacionais e nacionais da qualidade e segurança do paciente, juntamente com as legislações aplicáveis ao laboratório clínico, para propor melhorias e otimizações no programa”, afirma.

Todos os formulários enviados serão analisados quanto a sua relevância e a aplicabilidade das contribuições serão avaliadas. Além disso, analisaremos o compilado de sugestões incluídas em pesquisas de satisfação realizadas junto aos laboratórios acreditados pelo PALC, nas atividades regulares do programa. 

“Assim o PALC demonstra a sua evolução contínua, agregando a expertise dos profissionais do laboratório clínico na melhoria da qualidade do exame e na segurança do paciente”, afirma Fábio Brazão, presidente da SBPC/ML.

Para preencher o formulário de consulta pública sobre a revisão da norma PALC, clique aqui.