2016-03-02
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

A SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicinal Laboratorial) divulga entre os laboratórios clínicos e profissionais de saúde seu "Posicionamento oficial sobre o Diagnóstico Laboratorial do Zika vírus". O documento apresenta respostas a cinco perguntas básicas e dois fluxogramas que ilustram o passo a passo dos exames que devem ser realizados, com base em documento do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), dos EUA.

Também são apresentadas algumas informações sobre cinco tipos de testes aprovados recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para diagnóstico de zika, dengue e chikungunya.

"O documento, elaborado por médicos patologistas clínicos, tem o objetivo de ampliar as possibilidades de diagnóstico, além de orientar e subsidiar os profissionais de saúde", explica o presidente da SBPC/ML, Alex Galoro.

No final de fevereiro, a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou uma nota oficial sobre a importância do Governo federal disponibilizar na rede pública de saúde um tipo de exame laboratorial, chamado RT-PCR, que fornece resultados mais rápidos. Atualmente, esse exame só está disponível em alguns laboratórios particulares.

Sources