Cover Image
sbpcml
2021-05-28
Este artigo foi modificado pela última vez em 28 de Maio de 2021.

Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a especialidade médica que atua na área de laboratórios clínicos. 
A medicina exercida neste novo século será baseada em quatro pilares: Prevenção, Participação, Predição e Personalização.
O laboratório clínico participa e participará de forma ainda mais direta na condução desta nova prática. Hoje, estima-se que existam 7.500 diferentes testes diagnósticos disponíveis entre rotina e pesquisa. 
Os exames mais frequentes são realizados em sangue, urina, fezes e outros líquidos biológicos.
Patologista Clínico é o médico especialista em Medicina Laboratorial, que obteve sua titulação através de atendimento a critérios técnicos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.
O Patologista Clínico atua auxiliando as áreas assistenciais na adequada solicitação e interpretação dos testes laboratoriais, o que é fundamental para um diagnóstico correto, permitindo otimização de recursos para o Sistema de Saúde e, o mais importante, segurança e satisfação para todos.

A Sociedade e seus Associados

Associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944, denominada SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLINICA/MEDICINA LABORATORIAL, tendo como sigla SBPC/ML, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, tem como finalidades congregar Médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Médicos de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da Especialidade dentro dos padrões ético-científicos.
A SBPC/ML estruturar-se-á para projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação pertinente, mediante atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação cultural nas áreas de Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da comunidade. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML promoverá Cursos, Jornadas, Congressos, Eventos Correlatos e Publicações Científicas e Culturais.

Nosso Propósito

Propiciar ao associado o interrelacionamento e desenvolvimento científico e profissional, acesso à atualização científica e técnica e a assuntos relacionados ao mercado, gerando e divulgando informações, através de publicações e eventos.
Oferecer meios para o desenvolvimento empresarial e de gestão de negócios.

Serviços e Produtos

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) oferece serviços e produtos de reconhecido valor e qualidade de conteúdo em Medicina Diagnóstica, importantes no aprimoramento técnico e ccientífico, na difusão do conhecimento e na educação continuada de profissionais e estudantes da área da Saúde.
São eventos presenciais e à distância, programas de acreditação e de qualidade para laboratórios clínicos, publicações e veículos de comunicação impressos e eletrônicos, portais na Internet, entre outros.

CBPC/ML - Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Evento científico anual, com palestrantes brasileiros e estrangeiros. 
Na Exposição Técnico-científica são apresentados produtos, equipamentos e serviços para laboratórios clínicos.
Realizado em cidades de importância comercial, industrial, turística e cultural, oferece sempre grandes oportunidades a todos os nichos de negócios.

Eventos SBPC/ML

Encontros de Especialidades Médicas, Cursos presenciais e a Distância, Jornadas, Simpósios, Seminários e Workshops.

Plataforma de Eventos On Line 

Plataforma de cursos e eventos a distância com vídeos de aulas. 

Acesse: ead.sbpc.org.br 

Biblioteca Digital SBPC/ML

A biblioteca digital SBPC/ML está em novo formato. É mais simples de navegar e apresenta informações mais completas para o usuário.

Acesse: biblioteca.sbpc.org.br

Como encontrar a SBPC/ML

Telefones: 0800 023 1575 / (21) 3077-1400

Endereço: Rua Dois de Dezembro nº 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22220-040

Website: www.sbpc.org.br