Cover Image
TepacNoticia
2023-06-05
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 06 de Junho de 2023.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) recebe até o dia 17 de julho inscrições de médicos interessados em realizar o exame de suficiência para obtenção do título de Especialista em Patologia Clínica e Medicina laboratorial (TEPAC) em 2023. A prova será realizada no dia 04 de setembro, em São Paulo.

O Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial é concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e é credenciado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nos termos das Resoluções do CFM n.º 2.148/2016 e 2.221/2018.

Para se inscrever, além de apresentar o registro definitivo no CFM, é necessário comprovar a conclusão do Programa de Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, reconhecido pela CNRM/MEC; ou a conclusão de treinamento teórico-prático na especialidade, desde que com duração e matriz de competência igual à do respectivo Programa de Residência Médica reconhecido pela CNRM/MEC, comprovada por meio de declaração atestada pelo responsável do Serviço. Será aceita ainda comprovação de capacitação prático-profissional na área de especialidade desenvolvida pelo período mínimo de 6 (seis) anos, por meio de declaração atestada por Diretor responsável pelo Serviço. Deste modo, podem se candidatar médicos de diversas especialidades com experiência em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. 

A prova teórica terá 60 questões de “múltipla escolha” e a prova teórico-prática, 10 (dez) questões abertas. Haverá também pontuação por documentos constituintes do “Currículo Lattes”, de acordo com o Anexo II do Edital. Outras informações podem ser obtidas neste link.