Aguarde, carregando...

Home|Exames|Exames de triagem na gravidez

Exames de triagem na gravidez

Exames laboratoriais fornecem informações úteis desde o momento em que a mulher considera a gravidez até os dias iniciais do bebê. Alguns exames são feitos como rotinas em períodos específicos da gestação. Outros são pedidos quando necessário para detectar e avaliar problemas que podem ocorrer durante a gravidez ou são escolhidos com base na história clínica dos pais.

A tabela abaixo relaciona os exames mais comuns usados durante a gravidez:

Finalidade Nome do Exame Porque é feito Quando Quem (Amostra)
Testes Genéticos para para doenças hereditárias Testes genéticos para hemoglobinopatias Verificam se os pais são portadores de hemoglobinopatias e determinam o risco do bebê ter a doença Antes da concepção ou no primeiro trimestre Mãe e pai (sangue)
Testes Genéticos para para doenças hereditárias Testes genéticos para fibrose cística Verificam se os pais são portadores de fibrose cística e determinam o risco do bebê ter a doença Antes da concepção ou no primeiro trimestre Mãe e pai (sangue)
Testes Genéticos para para doenças hereditárias Testes genéticos para outras doenças hereditárias Verificam se os pais são portadores de outras doenças hereditárias e determinam o risco do bebê ter a doença Antes da concepção ou no primeiro trimestre Mãe e pai (sangue)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Imunidade para rubéola Verifica a imunidade ao vírus, que pode causar defeitos congênitos Antes da concepção ou no primeiro trimestre Mãe (sangue)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Pesquisa de anticorpos anti-HIV Pesquisa de infecção pelo HIV para tomar providências para diminuir o risco de infecção do bebê Antes da concepção ou no primeiro trimestre; pode ser repetida no terceiro trimestre, se houver risco Mãe (sangue)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Pesquisa de gonorreia, clamídia e sífilis Pesquisa de doenças transmitidas por sexo, que podem causar aborto ou infectar o bebê durante o parto Antes da concepção ou no primeiro trimestre; pode ser repetida no terceiro trimestre, se houver risco Mãe (células do colo uterino, urina ou sangue, dependendo do exame)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Papanicolaou Detecta células anormais, inflamação e doenças infecciosas. Antes da concepção ou no primeiro trimestre Mãe (células do colo uterino)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Pesquisa de hepatite B Detecta infecção pelo vírus da hepatite B Antes da concepção ou no primeiro trimestre; pode ser repetida no terceiro trimestre, se houver risco Mãe (sangue)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Pesquisa de varicela zoster Verifica imunidade para catapora, que pode causar defeitos congênitos Antes da concepção ou no primeiro trimestre Mãe (sangue)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez TORCH Pesquisa toxoplasmose e outras infecções que podem causar defeitos congênitos Antes da concepção ou no primeiro trimestre, se houver suspeita Mãe (sangue)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Vaginose bacteriana Detecta infecção, que pode causar parto prematuro Antes da concepção ou quando houver sintomas Mãe (secreção vaginal)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Cultura de urina Detecta infecção urinária, que aumenta o risco de parto prematuro Primeira consulta pré-natal ou com 12 a 16 semanas de gravidez; pode ser repetida no terceiro trimestre Mãe (urina)
Exames associados a problemas de saúde da mãe que podem afetar a gravidez Pesquisa de estreptococos do grupo B Detectar infecções que podem prejudicar o bebê durante o parto e infectar o útero da mãe, o trato urinário e qualquer incisão feita durante uma cesariana Com 35 a 37 semanas de gravidez Mãe (amostras das áreas vaginais e retais)
Monitoração da gravidez Teste de gravidez Confirma a gravidez Primeiro trimestre Mãe (sangue)
Monitoração da gravidez Pesquisa de açúcar e proteína na urina Pesquisa sinais de diabetes gestacional ou de pré-eclampsia Em todas as consultas pré-natais Mãe (urina)
Monitoração da gravidez Hemoglobina Pesquisa de anemia Antes da concepção ou no primeiro trimestre; repetida no terceiro trimestre Mãe (sangue)
Monitoração da gravidez Grupo sanguíneo e pesquisa de anticorpos Verifica incompatibilidade potencial entre os grupos sanguíneo do bebê e da mãe Verifica incompatibilidade potencial entre os grupos sanguíneo do bebê e da mãe Mãe (sangue)
Monitoração da gravidez Glicemia e curva glicêmica Pesquisa diabetes gestacional Com 24 a 28 semanas de gestação Mãe (sangue)
Monitoração da gravidez Contagem de plaquetas Detecta contagens baixas, que podem estar relacionadas com risco de sangramento anormal durante o parto Terceiro trimestre Mãe (sangue)
Pesquisa de anormalidades ou risco de anormalidades fetais Triagem de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas Avalia o risco de anomalias cromossômicas, como a síndrome de Down Com 10 a 13 semanas de gravidez Mãe (sangue e ultrassonografia)
Pesquisa de anormalidades ou risco de anormalidades fetais Triagem tripla ou quádrupla Avalia o risco de certas anomalias cromossômicas e de defeitos do tubo neural Com 15 a 20 semanas de gestação Mãe (sangue)
Pesquisa de anormalidades ou risco de anormalidades fetais Vilosidades coriônicas Mãe (líquido amniótico) Com 10 a 12 semanas de gravidez, se recomendado Mãe (células da placenta)
Pesquisa de anormalidades ou risco de anormalidades fetais Amniocentese Detecta alguns defeitos congênitos e anomalias cromossômicas Com 15 a 20 semanas de gravidez, se recomendado Mãe (líquido amniótico)
Pesquisa de anormalidades ou risco de anormalidades fetais Cordocentese Detecta anomalias cromossômicas, distúrbios sanguíneos e algumas infecções Com 18 a 22 semanas de gravidez, se recomendado Com 18 a 22 semanas de gravidez, se recomendado
Maturidade fetal Fibronectina fetal Resultados negativos preveem que NÃO ocorrerá parto prematuro nos próximos 7 a 14 dias Com 26 a 34 semanas de gravidez, se houver sintomas Mãe (cervical or vaginal fluid sample)

Fontes gerais

Adult preventive care recommendations. May 2005. Massachusetts Health Quality Partners. Available on the Internet at http://www.mhqp.org/guidelines/adultGuidelines.asp?nav=040908 through http://www.mhqp.org. Accessed 4 Feb 2008.

General screenings and immunizations for women. National Women’s Health Information Center, US Department of Health and Human Services. Available on the Internet at http://www.4women.gov/screeningcharts/general through http://www.4women.gov. Accessed 4 Feb 2008.

Guide to Clinical Preventive Services, 2007. US Preventive Services Task Force. Available on the Internet at http://www.ahrq.gov/clinic/pocketgd07/gcp2c.htm through http://www.ahrq.gov. Accessed 4 Feb 2008.

Screening tests and immunizations guidelines for men. National Women’s Health Information Center, US Department of Health and Human Services. Available on the Internet at http://www.4women.gov/screeningcharts/men through http://www.4women.gov. Accessed 4 Feb 2008.

Summary of recommendations for clinical preventive services (rev 6.4). 15 Aug 2007. American Academy of Family Physicians. Available on the Internet at http://www.guideline.gov. Accessed 4 Feb 2008.