Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e afiliada à Associação Médica Brasileira. Seu objetivo é desenvolver o exercício da Medicina Laboratorial no âmbito profissional, científico e tecnológico, visando à contínua melhoria da assistência à saúde.

Criado em 1998 pela SBPC/ML, o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) avalia os laboratórios clínicos através de auditorias e determina se atendem a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõem. Dentre vários objetivos, esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial) foi criada em 1991 com o objetivo principal de orientar e apoiar as atividades de seus membros, estimular o crescimento do mercado e melhorar os aspectos fundamentais científicos e técnicos do mercado de diagnóstico in vitro. Nesse sentido, tem trabalhado em conjunto com as principais partes interessadas no Setor de Saúde no Brasil e no exterior, promovendo a manutenção de padrões éticos e científicos elevados no mercado, e tentando desenvolver uma legislação moderna devidamente harmonizada, sempre buscando inovação e altos padrões de qualidade para os produtos oferecidos ao mercado brasileiro.