É alergia ou COVID-19?
Este artigo foi modificado pela última vez em 21 de Dezembro de 2021.

Com a chegada da primavera, muitas pessoas começam a ter espirros, febre e outros sintomas relacionados à alergia. Este ano, devido à pandemia de COVID-19 e à contínua presença e disseminação de casos de COVID-19, é fácil ficar confuso ou nervoso que os sintomas relacionados à alergia possam ser COVID-19. Com tantas semelhanças e sobreposições entre as alergias sazonais e os sintomas do COVID-19, como as pessoas com alergias podem distinguir entre os dois estados clínicos/condições?
As alergias são reações exageradas do sistema imunológico a substâncias que não causam reações na maioria das pessoas. As substâncias que desencadeiam a reação exagerada são chamadas de alérgenos. Alergias sazonais podem ser desencadeadas quando árvores, ervas daninhas e gramíneas liberam pequenos grãos de pólen no ar que você respira no nariz e na garganta, causando uma série de sintomas.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos explicam que os sintomas compartilhados por alergias e COVID-19 são, na maioria das vezes, tosse, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta, congestão e coriza. Embora falta de ar e dificuldade para respirar possam ser causadas por COVID-19, as alergias sazonais não produzem esses sintomas, a menos que a pessoa também tenha uma doença como asma, que pode ser desencadeada por alérgenos como o pólen.
Embora a lista de sintomas comuns às alergias e ao COVID-19 seja longa, os sintomas distintivos que mais provavelmente levariam a um diagnóstico de alergia sazonal são olhos com coceira e/ou lacrimejamento e espirros. Quando se sentir doente, você pode verificar sua temperatura - as alergias não causam febre, mas o COVID-19 pode. Além da febre, outros sintomas mais prováveis de COVID-19 incluem sintomas de corpo inteiro, como calafrios e dores no corpo, sintomas únicos, como nova perda de paladar ou olfato, e sintomas digestivos como náuseas, vômitos e diarreia.
Com os casos de COVID-19 continuando ou mesmo aumentando em algumas áreas, os pacientes devem ter cuidado para garantir que os sintomas de alergia sazonal não sejam, de fato, algo mais sério. A opção definitiva ao se sentir mal é fazer o teste COVID-19. A Asthma and Allergy Foundation of America (AAFA) nos Estados Unidos recomenda aos pacientes que liguem para seus médicos imediatamente e agendem um teste de COVID-19 se estiverem com febre e tosse. O AAFA também fornece um gráfico de fácil leitura para ajudar a distinguir os sintomas entre os dois estados clínicos/condições.
É importante ressaltar que se alguém apresentar algum dos seguintes sinais, procure atendimento médico de emergência imediatamente:

  • Problemas respiratórios
  • Dor persistente ou pressão no peito
  • Nova confusão
  • Incapacidade de acordar ou ficar acordado
  • Pele, lábios ou leito ungueal pálido, cinza ou azulado, dependendo do tom da pele

Embora existam estados clínicos e/ou condições médicas (por exemplo, doença renal, diabetes) que foram determinadas como causadoras de risco aumentado de COVID-19 grave, o CDC afirma que, no momento, não há informações suficientes disponíveis para decifrar se os pacientes com alergias sazonais também apresentam risco aumentado.