Aguarde, carregando...

PSA

Este artigo foi revisto pela última vez em 27 de Outubro de 2008.

Este artigo foi modificado pela última vez em 24 de Maio de 2019.

Também conhecido como:

  • PSA Total;
  • PSA livre.

Amostra:
Sangue

É necessário alguma preparação?
Nos 02 dias precedentes à coleta: não realizar exercícios em bicicleta, não andar a cavalo, não andar de motocicleta, não  praticar relação sexual, não usar supositórios, não ter sido submetido à sondagem uretral, toque retal ou ultrassom transretal.

Não realizar colonoscopia nos últimos 15 dias.

Não realizar biópsia prostática nos últimos 30 dias.

Por que fazer este exame?
Deve ser solicitado em pacientes com suspeita de câncer de próstata ou para avaliar risco de neoplasia.

O que está sendo pesquisado?

A próstata é a maior glândula do sistema reprodutor masculino, tendo o tamanho aproximado de uma noz. Constitui-se de duas partes: glandular (⅔) e fibromuscular. Encontra-se entre 30 a 50 glândulas tubuloalveolares ramificadas envolvendo a uretra. A próstata apresenta três zonas: zona central (cerca de 25% do volume da glândula), a zona de transição e a zona periférica (70% da glândula). A sua base está em íntimo contato com a bexiga, o ápice está em contato com a fáscia na face posterior dos músculos esfíncter da uretra. Essa glândula contém lobos e lóbulos. Estes se dividem em quatro: inferoposterior – palpável ao exame retal digital -, inferolateral, superomedial, anteromedial. As glândulas produzem e armazenam secreção a ejaculação[1-2].  

O Antígeno Específico Prostático (PSA) é uma enzima serina produzida pelo epitélio colunar do tecido prostático. Essa enzima é conhecida por seu papel na regulação do crescimento celular, remodelação e degradação da matriz extracelular e promoção da invasão celular e angiogênese. Inicialmente é produzido o Pró-PSA que passa pelas camadas das células basais e endoteliais antes de entrar nos ductos prostáticos onde, finalmente, será convertido em PSA e, posteriormente, secretado nos capilares da circulação sistêmica. Uma pequena parte (30%) do PSA sofre proteólise e se torna inativo (ou livre) quando entra na corrente sanguínea e assim permanece. O restante (70%) se ligará aos inibidores das proteases. A função do PSA é manter o sêmen fluído após a ejaculação, permitindo que o espermatozoide se mova facilmente até o colo uterino  [3,4].

Perguntas Frequentes

No Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA),há alguns tipos de câncer de próstata que crescem mais rápido e, portanto, espalham-se mais pelo organismo. Outros, contudo, são indolentes, crescendo lentamente sem apresentar sinais e ameaças à vida [9]. 

Há fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Dentre eles:

  • Idade – o valor aumenta com passar do tempo, sendo maior na sexta década de vida;
  • Hereditariedade – homens que possuem familiares de primeiro grau (pai e irmão) que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos possuem maior risco;
  • Obesidade – a gordura corporal, o aumento da circunferência abdominal e relação cintura-quadril eleva o risco e a fatalidade, indicando um pior prognóstico.
  • Afrodescendentes – no entanto, as pesquisas foram feitas com as populações norte americanas, portanto, mais estudos precisam ser realizados para compreender essa prevalência. 

Na grande maioria das vezes, o câncer de próstata é silencioso, no entanto, pode acontecer de gerar manifestações clínicas, dentre as quais [9]:

  • Dificuldade em urinar
  • Demora em iniciar ou finalizar o jato urinário
  • Diminuição do jato urinário
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Hematúria (presença de sangue na urina).

Uma outra forma de se solicitar o exame é por sua forma livre, isto é, àquela que sofre proteólise ao entrar na corrente sanguínea. A relação PSA livre/PSA total ajuda na estratificação de risco de câncer de próstata. Vale ressaltar que essa relação pode ser afetada por várias condições clínicas e laboratoriais pré-analíticas [4,9].

Os imunoensaios sanduíches utilizando marcadores como enzimas, fluorescência ou quimioluminescência são usados para medir PSA [7].

Por sua função fisiológica, o PSA é um marcador específico da próstata e não específico do câncer de próstata. A concentração sanguínea de PSA aumenta, fisiologicamente, com o passar dos anos. Quando há um tumor, a alteração na estrutura celular eleva a calicreína-3-humana (uma sinonímia do PSA) [4,8]. 

O PSA sérico é muito superior ao exame de toque retal e a ultrassonografia (USG) prostática transretal para detectar câncer prostático precoce [3]. No entanto, pode acontecer desse exame ser solicitado em conjunto com outros biomarcadores. O próprio exame do toque retal e a USG tem como objetivo avaliar o tamanho, textura, volume e forma da próstata [9].

O valor de PSA do percentil 95 é comumente usado para os intervalos de referência normais ajustados por idade em homens, que são os seguintes [3]: 

40-49: ≤2,5 ng/mL 

50-59: ≤3,5 ng/mL 

60-69: ≤4,5 ng/mL 

70-79: ≤6,5 ng/mL

Há fatores que podem aumentar os níveis de PSA [13]: 

  • Idade avançada
  • Aumento da próstata como na HPB
  • Prostatite 
  • Ejaculação
  • Andar de bicicleta 
  • Certos procedimentos urológicos 
  • Medicamentos – (ex. testosterona) 

Há fatores que podem diminuir os níveis de PSA [13]: 

  • Inibidores da 5-alfa-redutase
  • Mistura de ervas 
  • Medicamentos (ex. diuréticos, estatinas e aspirinas)

Outras observações [3]:

Uma alteração de >0,75g/mL por ano ou >25% é considerada suspeita

Pelo menos dois testes separados de PSA são necessários para indicar um aumento.

Revisado em 06/01/2025 por Edy Alison.

  1. L Moore K, F Dalley A, MR Agur A, eds. Moore clinical oriented anatomy. LWW; 2017. 
  2. Junqueira L, Carneiro J. Histologia Básica. 12th ed. Guanabara Koogan; 2013. ‌
  3. Prostate-Specific Antigen – StatPearls – NCBI Bookshelf. National Center for Biotechnology Information. Acedido em 6 de janeiro de 2025. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557495.
  4. Falagario UG, Sanguedolce F, Dovey Z, et al. Prostate cancer biomarkers: a practical review based on different clinical scenarios. Crit Rev Clin Lab Sci. 2022;59(5):297-308. doi:10.1080/10408363.2022.2033161.
  5. Prostate-Specific Antigen (PSA) Test: MedlinePlus Medical Test. MedlinePlus – Health Information from the National Library of Medicine. Acedido em 6 de janeiro de 2025. https://medlineplus.gov/lab-tests/prostate-specific-antigen-psa-test/.
  6. Mottet N, van den Bergh RCN, Briers E, et al. EAU-EANM-ESTRO-ESUR-SIOG Guidelines on Prostate Cancer-2020 Update. Part 1: Screening, Diagnosis, and Local Treatment with Curative Intent. Eur Urol. 2021;79(2):243-262. doi:10.1016/j.eururo.2020.09.042.
  7. A Burtis C, E Bruns D, eds. Tietz Fundamentos de QUÍMICA CLÍNICA E DIAGNÓSTICO MOLECULAR. 7a ed. Elsevier; 2016.
  8. Sekhoacha M, Riet K, Motloung P, Gumenku L, Adegoke A, Mashele S. Prostate Cancer Review: Genetics, Diagnosis, Treatment Options, and Alternative Approaches. Molecules. 2022;27(17):5730. Published 2022 Sep 5. doi:10.3390/molecules27175730.
  9. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) MD, org. Detecção Precoce do Câncer. MINISTÉRIO DA SAÚDE; 2021. Acedido em 6 de janeiro de 2025. https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/deteccao-precoce-do-cancer.
  10. Câncer de próstata. Instituto Nacional de Câncer – INCA. Acedido em 6 de janeiro de 2025. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata. 
  11. SBRT – Sociedade Brasileira de Radioterapia. Acedido em 6 de janeiro de 2025. https://sbradioterapia.com.br/wp-content/uploads/2023/11/rastreamento_2023_sociedades.pdf.
  12. Mottet N, van den Bergh RCN, Briers E, et al. EAU-EANM-ESTRO-ESUR-SIOG Guidelines on Prostate Cancer-2020 Update. Part 1: Screening, Diagnosis, and Local Treatment with Curative Intent. Eur Urol. 2021;79(2):243-262. doi:10.1016/j.eururo.2020.09.042.
  13. Prostate Cancer Screening Tests. Information and Resources about Cancer: Breast, Colon, Lung, Prostate, Skin | American Cancer Society. Acedido em 6 de janeiro de 2025. https://www.cancer.org/cancer/types/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/tests.html.